O Podemos (Pode) irá anunciar na quinta-feira (18) o apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno das eleições ao governo do Rio Grande do Sul. A aproximação foi definida após reuniões entre o presidente estadual do Pode, Cajar Nardes, e o núcleo de campanha do tucano.
Nardes informa que a aliança será oficializada às 14h30min desta quinta, com a ida de filiados da sigla de diversas cidades até o comitê central de campanha de Leite.
— Basicamente, o que pesou para a nossa decisão foi a capacidade de dinamismo dele (Leite). No governo Sartori, vejo tudo como lento e demorado — diz Nardes.
No primeiro turno, o Pode esteve coligado com Jairo Jorge (PDT) na disputa ao Palácio Piratini. Nas eleições proporcionais, a sigla elegeu um deputado estadual, o atual vereador de Porto Alegre Rodrigo Maroni. Além do Pode, Leite obteve no segundo turno os apoios do SD e do PROS.
O coordenador-geral de campanha, Valdir Bonatto (PSDB) diz manter conversas avançadas com PV e PMB, ambos próximos de serem confirmados como reforços. Originalmente, desde o primeiro turno, a coligação de Leite é composta por sete partidos: PSDB, PTB, PP, PRB, PPS, Rede e PHS.