O PDT no Rio Grande do Sul decidiu, nesta segunda-feira (15), não apoiar os candidatos que disputam o segundo turno das eleições no Estado. Com isso, os filiados ao partido não poderão se posicionar favoravelmente em relação às campanhas de José Ivo Sartori (MDB) ou Eduardo Leite (PSDB).
O posicionamento foi alinhado por meio de votação no diretório estadual da sigla. No primeiro turno, o candidato do PDT à chefia do Executivo gaúcho, Jairo Jorge, conquistou 11,08% dos votos, ficando em quarto lugar no pleito.
Na reunião, também foi definido que o partido será oposição ao próximo governador eleito pelos gaúchos. Segundo o presidente do PDT no Estado, deputado federal Pompeo de Mattos, esse ponto foi encaminhado por unanimidade. O deputado destacou que os encaminhamentos reforçam o posicionamento do PDT em buscar o protagonismo, fortalecendo nomes como o de Ciro Gomes e de Jairo Jorge em disputas futuras.
No entendimento do deputado federal, o PDT não pode "cortar na própria carne" por conta das definições de outros partidos:
— Nós estamos sempre no segundo turno decidindo entre um e outro. Por que não decidimos por nós mesmos? Então, vamos nos preservar para estarmos no segundo turno na próxima eleição. É uma preservação que o PDT está tendo para manter sua unidade. Os outros não merecem uma divergência nossa. Não é justo brigarmos pelos outros.
O presidente do PDT no Estado destacou que não existe uma punição fixa em caso de dissidentes. Se filiados decidirem apoiar Eduardo Leite ou José Ivo Sartori, cada caso será "analisado individualmente".
— Nós não vamos falar de problema que não existe. O PDT já se machucou muito punindo alguns por conta de outros. Depois, caso a caso, nós podemos examinar com calma, com paciência, com carinho. Nesse período, vamos fazer o processo de convencimento para que os companheiros não entrem em campanha em favor de A ou de B, mas que se preserve em favor do PDT.
A deputada estadual Juliana Brizola, o deputado federal Afonso Motta, Jairo Jorge e outras lideranças do partido também estiveram presentes no evento, realizado na sede do PDT no Estado, em Porto Alegre.
Bancada do PDT na Assembleia
Atual: 8 deputados
Eleita: 4 deputados
Prefeitos do PDT no RS: 79