Na busca da reeleição ao Palácio Piratini, o candidato ao governo do Estado pelo MDB, José Ivo Sartori, passou grande parte deste sábado (6) em caminhada pelas regiões populares de Porto Alegre e nas cidades de Eldorado do Sul e Guaíba.
O primeiro compromisso foi no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste da Capital. Acompanhado da mulher, Maria Helena, e de candidatos ao Senado da sua coligação — José Fogaça (MDB) e Beto Albuquerque (PSB) — Sartori percorreu estabelecimentos comerciais na Parada 16, cumprimentando lojistas e clientes.
Depois, ele seguiu de carro para outro extremo da Capital, o bairro Sarandi, na Zona Norte, onde já era esperado por líderes comunitários e um grupo de simpatizantes na Avenida dos Gaúchos, vestido com camisetas, empunhando bandeiras e panfletos de candidatos do MDB.
Sartori foi recebido por gritos de "gringo, gringo" e parou para selfies com populares, distribuindo beijos e abraços. Em determinado momento, foi foi interpelado por moradores, questionando sobre serviços de saúde e ouviu frases como "estamos juntos". Sartori não pediu votos. A cada conversa se despedia com um "bom final de semana".
Em um bazar, ele conversou com a comerciante Mirella Ritter, lembrando pessoas e assuntos da serra gaúcha, região de Sartori. Enquanto simpatizantes entregavam "santinhos", Mirella aproveitou para dar a Sartori um cartão dela, com propaganda da própria loja. Questionado sobre as perspectivas apontadas nas últimas pesquisas para governador, nas quais ele caiu do primeiro para o segundo lugar na intenção de votos, ele retrucou:
— Nunca liguei para pesquisa. Se ligasse, não teria sido eleito vereador e prefeito (em Caxias do Sul). A melhor pesquisa é o voto na urna.
Após as atividades na Capital, Sartori rumou par Eldorado do Sul, onde era esperado para um almoço e caminhada nas imediações da Rua Porto Alegre com a Estrada do Conde. A programação do sábado prevê, ainda, mais uma caminhada na cidade de Guaíba, a partir do Largo José Cláudio Machado, próximo ao terminal do Catamarã. No final da tarde, Sartori deve participar de um bandeiraço na orla do Guaíba, na Capital.
Neste domingo (7), Sartori se programou para conceder entrevistas à emissoras de rádio da Capital, nas primeiras horas da manhã. Em seguida, viaja para Caxias do Sul, sua terra natal, onde votará. No final da tarde, retorna a Porto Alegre para acompanhar a apuração no Comitê Central, na Avenida A.J. Renner, 285. Entre 19h e 20h, está prevista uma coletiva de imprensa, no Intercity Aeroporto Porto Alegre, na Rua Prof. Sarmento Barata, 360.