Enquanto esperam contar com o apoio de Jairo Jorge (PDT), quarto colocado na primeira etapa do pleito com 11% dos votos válidos, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), que disputam o segundo turno da eleição ao governo do Rio Grande do Sul, seguem com roteiros de campanha e articulações políticas para angariar novos aliados. Confira como foi o domingo (14) dos candidatos e a projeção de atividades políticas para a segunda-feira (15).
Eduardo Leite (PSDB)
O tucano terá, nesta segunda-feira (15), diversas agendas na Serra, base eleitoral do adversário Sartori. Leite irá participar de caminhadas nas ruas e reuniões com empresários em Farroupilha e Caxias do Sul. Neste domingo (14), o candidato visitou a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e apostou no contato direto com eleitores. Defendeu a redução da carga tributária, da burocracia e uma "urgente melhoria" na infraestrutura. Também ocorreram gravações para programas de TV, rádio e redes sociais no fecho do final de semana.
Em paralelo com os atos de rua, o tucano estreita relações políticas com o SD e o Pode, siglas com as quais pretende anunciar aliança de segundo turno nos próximos dias.
Coordenador-geral da campanha de Leite, o ex-prefeito de Viamão Valdir Bonatto (PSDB) considera superado o episódio sobre o posicionamento no segundo turno da eleição presidencial. O tucano não se manifestou no primeiro momento e, logo depois, passou a ser pressionado, sobretudo por aliados do PP, a abrir voto em favor do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), sob pena de ocorrerem dissidências. Leite, então, divulgou vídeo declarando a opção por Bolsonaro, mas fazendo uma série de ponderações, indicando que isso não significava adesão plena às suas ideias, algumas consideradas agressivas. Foi uma manifestação diferente da de Sartori, que aderiu a Bolsonaro praticamente sem divergência.
— A posição do Eduardo é mais equilibrada, resguarda melhor as diferenças — diz Bonatto, sinalizando a eleitores órfãos do PDT e do PT.
José Ivo Sartori (MDB)
No primeiro dia em que estará oficialmente de licença não remunerada do cargo de governador, o candidato à reeleição José Ivo Sartori terá, nesta segunda-feira (15), uma agenda com menos compromissos externos. Uma reunião com o conselho político ocorrerá ao meio-dia e, à noite, haverá uma janta de mobilização com lideranças de partidos aliados em Porto Alegre. Emedebistas que participam da organização asseguram que será um evento de grande porte, com a presença maciça de prefeitos, vices e vereadores do interior, funcionando como impulso para a arrancada final.
Neste domingo (14), Sartori dedicou a maior parte do tempo para fazer gravações de TV, rádio e redes sociais. Pela manhã, esteve na Igreja Mundial do Poder de Deus, na Avenida Voluntários da Pátria, na Capital, onde participou de culto religioso.
— Sartori está recebendo muito apoio dos evangélicos — assinala o coordenador-geral de campanha, Idenir Cecchim (MDB), que diz "até desconhecer" o motivo que está levando igrejas neopentecostais a apoiarem Sartori majoritariamente.
Cecchim ainda relatou contatos recíprocos mantidos nos últimos dias com a equipe do presidenciável Jair Bolsonaro. Um dos resultados da aproximação é a confecção de material de propaganda reunindo Sartori e o capitão da reserva.
— (Nas conversas) combinamos de juntar forças com o pessoal do Bolsonaro, principalmente no interior. Digamos que é uma aproximação das duas torcidas — diz Cecchim, projetando a realização de carreatas e bandeiraços conjuntos.
Agenda dos candidatos nesta segunda-feira, 15 de outubro
Eduardo Leite (PSDB)
9h — Reunião com entidades e lideranças regionais em Farroupilha
9h45min — Caminhada pelas ruas de Farroupilha
11h — Reunião com diretoria da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CICS), em Caxias do Sul
12h — Reunião-almoço na CICS, em Caxias do Sul
14h — Visita ao comitê suprapartidário da coligação, em Caxias do Sul
14h15min — Caminhada pelas ruas de Caxias do Sul
19h — Entrevista, ao vivo, para o telejornal RBS Notícias, em Porto Alegre
José Ivo Sartori (MDB)
12h — Reunião com o conselho político da campanha, em Porto Alegre
19h30min — Jantar com prefeitos, vices, vereadores e presidentes de partidos aliados na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre