Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, apresentando "evolução clínica estável", segundo boletim médico divulgado na noite desta quinta-feira (13). O presidenciável está se recuperando de novo procedimento cirúrgico realizado na noite de quarta-feira (12) para desobstruir o intestino delgado.
Segundo a nota do hospital, Bolsonaro "não apresentou sangramentos ou outras complicações após o procedimento" realizado emergencialmente. O candidato está recebendo medicamentos para controle da dor. " Permanece afebril, sem sinais de infecção e com função renal normal", informa trecho do comunicado.
O presidenciável segue com a alimentação exclusivamente parenteral (endovenosa) e sem previsão de alta da UTI.
Cirurgia de emergência
Na quarta-feira, Bolsonaro apresentou uma distensão abdominal progressiva, sugerindo que ele estava com uma obstrução intestinal, o que foi confirmado por tomografia computadorizada realizada durante à tarde. O diagnóstico levou a equipe médica a optar por realizar uma cirurgia de urgência, na qual foram desfeitas as aderências do intestino e liberado o ponto de obstrução.
"Além disso, constatou-se um extravasamento de secreção entérica (secreção intestinal) a montante do ponto de obstrução em uma das suturas realizadas anteriormente para correção dos ferimentos intestinais. Em grandes traumas abdominais esta complicação é mais frequente do que em cirurgias programadas", disse boletim divulgado na manhã desta quinta-feira.