Começou nesta sexta-feira (31) o horário eleitoral obrigatório em rádio e TV com espaço para propagandas de candidatos ao Senado, à Assembleia Legislativa e ao governo do Estado. Esses candidatos terão espaço, até 4 de outubro, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras em dois blocos de 25 minutos.
Na TV, o programa vai ao ar das 13h às 13h25min e das 20h30min às 20h55min. No rádio, das 7h às 7h25min e do meio-dia às 12h25min. Às terças, quintas e sábados, o espaço será destinado aos candidatos à presidência e à Câmara dos Deputados.
Há também as inserções de 30 segundos, que podem ir ao ar em qualquer horário e dia da semana pulverizadas entre 5h e meia-noite. Serão, no máximo, 70 minutos de inserções diariamente. Os candidatos podem agrupar no máximo duas, o que garante exposição de um minuto. Veja abaixo o que apresentaram os candidatos ao governo do Estado:
Eduardo Leite
Coligação: PSDB/PTB/PP/PPS/PHS/PRB/Rede
Imagens de Eduardo Leite (PSDB) fazendo chimarrão, acariciando cachorro na casa de seus pais em Pelotas e mostrando-se disposto a dialogar buscaram vendê-lo no horário eleitoral gratuito como o político bom-moço destas eleições, que valoriza a família. O candidato do PSDB disse que entrará na casa dos gaúchos diariamente pela TV, uma deixa utilizada para apresentar a si, seus pais e irmãos. Lembrou da infância em Pelotas e da gestão como prefeito entre 2013 e 2016: "A política foi um chamado, uma missão, uma vocação". Citou a construção de ciclovias e a informatização dos postos de saúde. No fim dos 2min45seg, divulgou número de Whatsapp como canal de diálogo.
Jairo Jorge
Coligação: PDT/PV/Pode/Avante/PPL/SD/PMB
A propaganda de Jairo Jorge (PDT) abriu o bloco destinado aos candidatos a governador. Prefeito de Canoas de 2009 a 2016, usou os 56 segundos para passar imagem de político experiente, com 33 anos de vida pública e 55 de idade. Ao citar obras concluídas no município de 345 mil habitantes, fez um convite aos eleitores: "Te convido a conhecer a obra que deixei como prefeito de Canoas. Assim, quando eu falar em desenvolvimento, tu vais saber que eu diminuí impostos e trouxe 19 mil novas empresas". Argumentou que o Estado não suporta mais promessas vazias e usou o bordão que vai estar em toda sua campanha: "Eu sei fazer porque já fiz e deu certo".
José Ivo Sartori
Coligação: MDB/PSD/PSB/PR/Patri/PSC/PRP/PMN/PTC
Com o maior tempo entre todos os candidatos ao Piratini, José Ivo Sartori (MDB) explorou a expressão "o gringo tá certo" como jingle de campanha. A propaganda enfatizou que o candidato tem a solução para tirar o Estado da crise e que o "Rio Grande estava de joelhos, falido e de costas para a sociedade" antes de ser eleito. A promessa foi de que em 2022, ao fim de um eventual novo mandato, Sartori deixará o Estado de pé. "Escolhemos falar a verdade e não vender ilusão, construindo um Estado sustentável, de pé, pronto para o futuro. Esse é o rumo certo". Pessoas avaliando positivamente os quatro anos de governo e chamando Sartori de gringo de coragem foram utilizadas ao fim dos 3min18seg.
Mateus Bandeira
Partido Novo
Em 6seg, Mateus Bandeira (Novo) convidou os eleitores a conhecer suas propostas na Internet: "É serio que tu estás perdendo tempo ouvindo esses políticos profissionais? Vem conhecer as propostas do Novo nas redes sociais".
Miguel Rossetto
Coligação: PT/PC do B
A primeira imagem a aparecer na propaganda de Miguel Rossetto (PT) foi a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder nacional petista teve papel de destaque nos 1min27seg a que tem direito a coligação PT/PC do B. Lula foi vendido não como candidato, mas como uma ideia que pode ser implantada pelo seu atual candidato a vice, Fernando Haddad (PT), no país, e por Rossetto, no Rio Grande do Sul. "Votar em Rossetto é votar no Lula". Imagens do ex-presidente discursando no Estado durante a caravana que percorreu o Rio Grande do Sul foram exploradas em toda a propaganda. O espaço foi finalizado com a frase "por um Rio Grande Justo".
Roberto Robaina
Coligação: Psol/PCB
Os 11seg de do candidato Roberto Robaina (Psol) foram para ele dizer que "vivemos uma democracia falsa dominada por milionários e banqueiros em um Estado a serviço dos mais ricos". A ideia foi finalizada por sua candidata a vice, Camila Goulart: "Mude. Vote Roberto Robaina para governador".