Perdeu o seu título de eleitor e não conseguiu fazer a segunda via? As eleições de 2018 serão as primeiras em que será possivel apresentar o celular — ou melhor, o aplicativo do e-Título — para votar.
O app está disponível na Google Play e na App Store. Depois de baixá-lo (veja o passo a passo ao final da reportagem), basta inserir o número do título eleitoral, seu nome, o de seus pais e sua data de nascimento. Então, será gerado um e-título que, ao ser acessado pela primeira vez, grava o documento localmente e o deixa disponível.
Se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, não sendo necessário levar nenhum outro documento na hora de votar.
Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nesse caso, o eleitor está obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a eleição.
O título de eleitor impresso continua valendo, mas é preciso lembrar que ele exige a apresentação de um documento com foto (como RG ou carteira de motorista).
Além de não precisar levar documento de papel, o e-Título tem como vantagem o fato de trazer informações básicas — como sua zona e seção —, o endereço do local de votação e a situação cadastral do eleitor em tempo real. O documento digital ainda permite emitir a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.
Como usar o e-Título
1 — Acesse a loja virtual do seu sistema operacional do smartphone — Google Play para Android e App Store para iPhone — e baixa o aplicativo.
2 — Com o app instalado, a página inicial pede que você insira os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, nome do pai e nome da mãe. Finalizando, pressione "Acessar".
3 — Em seguida, na aba "Onde votar" você confere o endereço completo do seu local de votação e número da zona eleitoral, assim como o número da seção e a data da próxima eleição.
4 — No dia de votar, basta apresentar o QR Code na aba "Validar" para registrar sua presença.
O canal do YouTube da Justiça Eleitoral fez um vídeo explicando todo o passo a passo para configurar o aplicativo. Caso nossa explicação não tenha sanado suas dúvidas, assista ao vídeo abaixo: