O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava-Lato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, afirmou nesta terça-feira (10), que vai ser candidato nas eleições 2018 para "recuperar a soberania do povo brasileiro".
Em nota publicada no site oficial do petista, Lula diz que parte do patrimônio brasileiro está sendo "vendida de forma irresponsável" e que o governo está consolidando o suposto complexo que a elite nacional tem em relação aos Estados Unidos.
"É muito triste que parte do patrimônio público, construído com muito sacrifício pelo povo brasileiro a partir da metade do século XX, esteja sendo vendido de forma irresponsável, a preço de banana, para encobrir a ilegitimidade de um golpista, para abrir mão de qualquer soberania que um país precisa ter e consolidar o complexo de vira-lata que a elite brasileira sempre teve em relação aos EUA", diz a nota.
"Podem ter certeza, vou ser candidato para, entre outras coisas, recuperar a soberania do povo brasileiro", afirma o petista no texto.
Apesar das afirmações do ex-presidente, siglas de esquerda tratam o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como pré-candidato do PT ao Planalto.
Nesta terça-feira (10), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um dos 146 pedidos de liberdade do ex-presidente Lula na corte. A decisão de aceitar um habeas corpus, tomada pelo desembargador Rogério Favreto no último domingo (8), foi revogada pelo TRF4 no mesmo dia.