Na primeira pesquisa Datafolha feita depois da prisão do ex-presidente Lula, ocorrida no sábado (7), 54% dos eleitores consideraram justa a ordem judicial emitida pelo juiz Sérgio Moro.
Outros 40% dos pesquisados consideraram injusta a prisão do petista.
O Datafolha aponta que as pessoas que consideram a prisão de Lula justa são, em sua maioria, homens, com maior taxa de escolaridade, maior média de salário e morador das regiões Sudeste, Sul ou Centro-Oeste. Entre os mais escolarizados essa porcentagem chega aos 71%.
A opinião de que a prisão foi injusta prevalece entre menos escolarizados, com 51%. Chega a porcentagens próximas entre os mais pobres e regiões Norte e Nordeste.
Outro item questionado no levantamento é se Lula poderá concorrer no pleito de 2018. Para 62%, o ex-presidente não estará nas urnas na eleição de outubro. Os que acreditam que ele vai ser candidato "com certeza" são 18% e os que acham que "talvez" ele concorra são 16%.
A percepção de que o ex-presidente não concorrerá às eleições, no entanto, não significa que os entrevistados acreditem que ele não deveria concorrer. Neste item houve empate técnico: para 50%, o ex-presidente deveria ser vetado de participar da corrida presidencial. Outros 48% acham que ele não deveria ser impedido.
A pesquisa foi realizada entre quarta (11) e sexta-feira (13). Foram feitas 4.194 entrevistas em 227 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.