Morreu na manhã desta segunda-feira (9), aos 79 anos, o ex-diretor geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Maeth Domingos Boff. Maeth ocupou o cargo de 1997 a 1999, na gestão de Pepe Vargas (PT). A informação foi divulgada pelo atual diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti.
O velório é realizado nas Capelas São Francisco — Sala D e a cerimônia de cremação será nesta terça-feira (10), às 10h30min, no Memorial Crematório São José em Caxias do Sul.
Quem foi Maeth Boff
Filho de agricultores, Maeth Boff nasceu no bairro São Ciro, em Caxias do Sul e ficou conhecido por fazer parte da organização política armada de extrema esquerda VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares) no município, durante a ditadura militar.
Na época, Boff precisou fugir para o Chile, mas foi capturado. Ele ficou preso em um navio dos militares chilenos, onde foi interrogado e sofreu tortura psicológica.
Depois, conseguiu exílio na Holanda, onde estudou agronomia na Escola Superior de Deventer e constituiu família, tendo duas filhas e dois netos holandeses, que ainda residem no país.
Com a aprovação da Lei da Anistia, retornou a Caxias do Sul, teve mais uma filha e formou-se em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Após, fez uma pós-graduação em gestão do Meio Ambiente e trabalhou no governo de Pepe, no Samae.