Trabalhar para as pessoas. É assim que Sandra Bonetto, vereadora eleita pelo Novo com 1.814 votos, define sua jornada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nos próximos quatro anos. Natural de São José da Linha Feijó, interior de Forqueta, também conhecida como comunidade Arranca Toco, Sandra começou a trabalhar com 11 anos na colheita da uva, e relembra o quão feliz ficou ao receber seu primeiro salário e comprar suas próprias roupas. Mas para que ela e seus irmãos conseguissem estudar, sua família mudou-se para Forqueta. A partir desse momento, Sandra começou a criar sua trajetória comunitária.
— Com 15 anos, iniciei nas atividades da paróquia. Depois de anos, eu já estava na UCS estudando Relações Públicas e trabalhando, mas nunca largando a vida da comunidade. Aí, eu fui convidada pra trabalhar na Festa do Vinho Novo, na área de eventos, e em 2016, e me tornei presidente da Festa, a primeira presidente mulher. Em seguida, eu me tornei subprefeita de Forqueta por cinco meses. Foi a época em que o subprefeito de lá foi concorrer a vereador. Mesmo por pouco tempo, eles (moradores) não esquecem, porque eles sempre dizem que "a melhor subprefeita que tiveram foi a Sandra" — conta a vereadora eleita.
Além disso, Sandra tornou-se coordenadora do Ponto de Cultura Costurando Sonhos, em Forqueta, e, em 2023, foi eleita a presidente da associação dos moradores com um recorde de votos.
Com todo esse histórico, tornar-se vereadora não foi uma decisão tão complicada para Sandra. Em 2019, assumiu o cargo de assessora da vereadora Gladis Frizzo (PP) e, quando ela tornou-se candidata a vice-prefeita de Maurício Scalco (PL), abriu-se um espaço para que Sandra se lançasse para vereadora pelo partido Novo, sigla que fez parte da coligação de Scalco, juntamente com o PP, PL e Podemos.
— Desde 2019, eu a a Gladis viemos buscando melhorias para a Forqueta, para o (Desvio) Rizzo e para tudo. E quando a Gladis foi concorrer à vice, abriu a oportunidade para que eu concorresse a vereadora. Quando eu falei isso para a minha comunidade, todos ficaram muito felizes porque, para eles, era um sonho ter um vereador de Forqueta (na atual legislatura, a vereadora Tatiane Frizzo, do PSDB, também foi representante de Forqueta). Por isso que, talvez, a votação foi tão expressiva — comentou Sandra.
Sobre estar sozinha na bancada do Novo na próxima legislatura, Sandra salientou que seguirá o que for o "certo" e o que estiver dentro do que a sigla acredita.
— Eu vou seguir naquilo que é certo. Tanto que o Novo, em nível estadual agora, tem uma campanha que se chama "Coragem para fazer o que é certo". Então, não vou te dizer que estarei em coligação, que estarei sendo base, que estarei sendo oposição. Não. A gente vai fazer o que é certo para a comunidade e para a nossa cidade. Apenas isso — reforçou Sandra.
Inspirada em ajudar as pessoas
Sandra destacou durante toda a entrevista que um dos seus maiores objetivos como pessoa é conseguir ajudar o próximo. Citou até mesmo que sonhava em ser igual a Xuxa, não para ser cantora, mas sim porque via que a artista auxiliava as pessoas. Para ela, a boa política significa isso.
— Eu acredito que a boa política é aquela que se faz para as pessoas. Na minha campanha, o meu slogan era justamente: "Pelas Pessoas". Para mim, é inspirador a gente conseguir fazer tudo que for possível para isso acontecer — destacou.
Sandra também comentou que muito da decisão de se tornar vereadora foi por sua comunidade.
— O sonho da minha comunidade era ter um vereador (na próxima legislatura), não era um sonho meu, mas eu abracei esse sonho por eles. E, sim, eu quero fazer o melhor para eles. Porque eu, fazendo o melhor para eles, também será o melhor para mim — revela.
PRINCIPAIS PROPOSTAS
Interior
"Porque eu venho do interior e eu sei as dificuldades que eles (moradores do interior) passam, como escoamento de produção, de não ter internet, de não ter comunicação. Então irei trabalhar para o fortalecimento do interior."
Cultura
"Quero trabalhar a questão da cultura, do talian, mas também a diversidade. O ponto de cultura me ensinou muito. A gente precisa manter a nossa origem, mas também tem que conhecer os outros. A gente tem que conhecer para desmistificar esses preconceitos."
Comunidade
"O que é a questão da comunidade? É tudo, é saúde, é educação, são todos os outros fatores. Então, o que a comunidade precisar, não só a minha comunidade, mas, sim, todos, vamos dialogar. O gabinete está aberto, a gente pode construir projetos juntos, com a comunidade."
QUEM É
Perfil: 47 anos, natural de São José da Linha Feijó, interior de Caxias do Sul. É filha de Ari Bonetto e Bernardete Maria Perotti Bonetto, tem dois irmãos, André, de 44 anos, e Alex, de 39 anos. Atualmente reside com seu marido, o músico Elvio Pizzi, em Forqueta.
Pessoal: assessora da vereadora Gladis Frizzo (PP). Graduada em Relações Públicas pela UCS.
Trajetória: desde 2011, é coordenadora do Ponto de Cultura Costurando Sonhos. Em 2016, foi presidente da Festa do Vinho Novo e assumiu, por cinco meses, a subprefeitura de Forqueta. Atualmente, é a presidente da Associação de Moradores de Forqueta e foi eleita como vereadora pelo Novo com 1.814 votos.
Referências: deputado federal Marcel Van Hattem (Novo) e o presidente do Novo no RS, Marcelo Slaviero.