Seções eleitorais das escolas Arnaldo Balve, Madre Assunta, Ivanir Marchioro, Santa Catarina, Cristóvão de Mendonza, La Salle Caxias, e do salão dos Capuchinhos e do Sagrada família precisaram ser substituídas na manhã deste domingo (6), em Caxias do Sul.
Os equipamentos apresentaram falha na comunicação com o terminal dos mesários e foram trocados pelo cartório eleitoral. Na Escola Arnaldo Ballvê, no bairro Santa Catarina, a urna foi trocada ainda no sábado (5) por atraso do relógio.
A eleição ocorre de forma tranquila em Caxias do Sul.
— A intervenção nas ruas hoje é imediata havendo qualquer manifestação fora do normal. Hoje é possível manifestação silenciosa, individual, o que não pode é aglomerações. Hoje a gente viu um carro bem adesivado, parado na frente de uma seção, de um colégio. Aí providenciamos a retirada — explica Carina Falcão, juíza eleitoral da 16ª Zona Eleitoral.
O chefe de cartório eleitoral, Edson Borowski, também classifica a eleição calma em Caxias nesta manhã:
— Estamos desde as 7h visitando os locais de votação. O clima está absolutamente tranquilo. A gente tem poucas ocorrências de mesários que acabaram não comparecendo: tivemos 15 faltosos na Zona 16, 10 na Zona 136 e oito na Zona 169. É muito pouco, são 33 mesários no universo de 4,6 mil convocados. Até agora, também tivemos problemas em oito equipamentos, que foram trocados. Então, de 1.096 só há oito com problemas. A eleição está até mais calma do que o normal. Vimos poucos papéis no chão também, uma prática absolutamente inadequada e que não ajuda a democracia, suja a cidade. Nós já temos uma equipe recolhendo esse material, a Brigada Militar também já está autorizada, caso verifique algum material na rua, a recolher. Mas são casos muito isolados.