"O Luz, Cor e Flor não está parado, mas está em um ritmo que a gente não gostaria". É o que disse a vice-prefeita de Caxias do Sul e coordenadora do projeto, Paula Ioris (PSDB), em resposta à reportagem do Pioneiro publicada em 7 de novembro sobre o programa não realizar mutirões desde junho, em função das chuvas. De acordo com Paula, e como explicado na reportagem, as equipes da prefeitura seguem trabalhando nas praças e parques, mas durante a semana, sem a realização dos mutirões aos finais de semana, que reuniam cargos de confiança (CCs) e comunidade.
— Gostaríamos que estivesse mais veloz. Mas desde segunda (6) tem equipes na Lagoa do Rizzo trabalhando. O primeiro ano (2021) do Luz, Cor e Flor foi um sucesso, o segundo ano não foi bom, e no terceiro definimos por, em vez de nas localidades, estar em praças públicas. Mas tivemos muita dificuldade com relação ao clima. Nós mudamos o formato, em vez de estar nas comunidades, em razão da estrutura (da prefeitura) existente, entendemos por concentrar esforços em espaços públicos, como as praças Dante Alighieri, João Pessoa, Lagoa do Rizzo e Parque dos Macaquinhos — explica a vice-prefeita.
O último mutirão realizado pelo Luz, Cor e Flor ocorreu há seis meses, em 13 maio de 2023, no bairro Jardim Eldorado. Lá, foram revitalizados o centro comunitário e a praça em frente à UBS Jardim Eldorado, que ganharam nova pintura nos prédios e equipamentos. A próxima ação estava marcada para 17 de junho, no Parque dos Macaquinhos, mas em função das chuvas foi cancelada e a prefeitura não conseguiu remarcar, nem agendar nova edição do programa. As melhorias nos Macaquinhos, entretanto, como pintura e reforma das quadras, foram realizadas ao longo dos dias, ainda em junho.
— Em razão do tempo, fomos realizando as ações durante a semana. As equipes estão aproveitando o tempo seco para lixar bancos, pintando, consertando os brinquedos. O fato de não ter uma data para fazer a entrega formal é porque não sabíamos quando ia ficar pronto. O Luz Cor e Flor funciona em esquema de mutirão. O que cada secretaria faz no seu dia a dia, a gente faz todo mundo junto para o serviço aparecer mais, para ficar bonito, e a população se sentir motivada em cuidar.
O projeto foi lançado em julho de 2021 como uma "iniciativa permanente", para engajar a população, entidades e prefeitura na preservação e manutenção dos espaços públicos. A vice-prefeita Paula destaca a adoção dos espaços como uma ação importante para o cuidado, e convoca a população a colaborar na manutenção das praças e parques.
— Queremos que os presidentes de bairros e subprefeitos chamem a população para vir ajudar e depois cuidar, para valorizar o que está sendo feio. O espaço é de todos, todos têm que se sentir responsáveis e pertencentes ao lugar. Não fizemos uma entrega formal por causa do clima. A Praça João Pessoa era muito escura e teve uma boa poda, com plantio de flores, mas lá estamos sofrendo com vandalismo e roubo de mudas. Já foram plantadas duas vezes, e nem todas as flores conseguimos cultivar no nosso horto. É dinheiro, é recurso, e infelizmente a população rouba — lamenta.