A prefeitura de Caxias do Sul confirmou, na tarde deste domingo (3), que Edson da Rosa retorna à titularidade da secretaria municipal de Educação (Smed). Ele já exerceu a função entre 2009 e 2011, durante o governo de José Ivo Sartori. Edson assume a pasta já nesta segunda-feira (4), no lugar de Sandra Negrini, que deixou o cargo na última sexta-feira (1) por "motivos pessoais", segundo a prefeitura e a própria Sandra.
A entrada de Edson da Rosa no governo já estava sendo ventilada desde o anúncio da saída de Sandra do governo municipal. A ex-secretária de Educação garante que pediu para sair do cargo por questões pessoais, mas havia desgaste na relação com alguns diretores escolares. Além disso, Edson traz ainda um componente político: sua filiação ao Republicanos deve ser oficializada durante a semana, confirmando a entrada do partido na base do governo municipal.
Segundo o comunicado da prefeitura, o novo secretário assume a "maior secretaria do município e a segunda maior rede municipal de ensino do Rio Grande do Sul – atrás apenas de Porto Alegre –, com mais de 45 mil estudantes e cerca de 4 mil servidores". Edson afirma que fará uma gestão com construções coletivas, com "muito respeito, muito diálogo e aproximação entre as pessoas que fazem a educação".
— Tenho consciência de que o desafio é grande, de que há muito por fazer. Mas, por outro lado, vamos lembrar que o nosso quadro de profissionais é extremamente qualificado e que, mesmo nos momentos mais adversos, é capaz de grandes realizações. E é justamente por isso que, primeiro de tudo, queremos ouvir os nossos professores e equipes diretivas. Vamos conversar — declarou.
As primeiras linhas de trabalho dos integrantes da equipe e suas atribuições devem ser indicadas por Edson nos próximos dias, à medida que ele se integrar e se familiarizar com as informações e os dados atualizados a respeito do andamento da pasta. Para o prefeito Adiló Didomenico, Edson deve trazer contribuições importantes para o município.
— O Edson é um grande nome, já havia sido um colega secretário nos tempos de governo Sartori, exatamente na Educação. Conhece a matéria e certamente vai trazer contribuições importantes para o município. A Educação é uma prioridade nossa, ao lado da Saúde. Uma pasta com um orçamento significativo e que tem demandas que crescem exponencialmente, muito em função do fluxo de pessoas que continuam vindo para Caxias do Sul, em grande volume, em busca de oportunidades. Queremos oferecer a todos as melhores condições para se desenvolverem e, consequentemente, fazer também o município evoluir junto nesta caminhada — destaca.
Quem é o novo secretário
Edson Paulo Theodoro da Rosa, 59 anos, é natural de Caxias do Sul. Edson tem graduação em Ciências Contábeis e pós-graduação em Marketing.
Na política, foi vereador por quatro mandatos, chegando a ser presidente da Câmara de Vereadores, em 2013, e diretor por dois anos consecutivos da Escola do Legislativo, e também foi secretário municipal de Educação entre 2009 e 2011.
De janeiro de 2021 até julho de 2022, Edson da Rosa atuou como diretor do Banco de Alimentos, onde participou da implementação da Cozinha Experimental.