Mesmo cercada de polêmicas, foi realizada ontem à noite a convenção municipal do PSDB em Caxias do Sul. O pleito para definir o novo diretório foi realizado com chapa única, encabeçada pelo atual presidente da comissão temporária, deputado estadual Neri, o Carteiro (confira, no final da reportagem, os nomes da nova executiva). Haveria uma segunda chapa, que foi impugnada com o argumento de falta de assinaturas no registro enviado por e-mail. Por outro lado, os integrantes deste grupo afirmam que foram até o endereço no prazo indicado no edital da convenção, mas encontraram o local fechado. Por conta deste episódio, dois filiados pediram a suspensão da convenção por não haver ninguém para receber os documentos.
A história começa no dia 15 de agosto, quando Neri enviou um vídeo a um grupo interno do PSDB, sugerindo não realizar a convenção partidária caso não houvesse uma segunda chapa interessada em participar do pleito. O argumento seria a economia de recursos, cerca de mil reais, que seriam utilizados na campanha das eleições municipais no ano que vem.
“Eu entendo que, se não tiver outra chapa, e ninguém nos procurou para falar nada, não teria o porquê de fazermos a convenção e gastar mais de mil reais, tendo em vista que precisamos segurar o dinheiro para poder investir nos nossos candidatos no ano que vem. Se alguém está pensando em colocar uma chapa, não tem problema. Mas, se ninguém vai colocar chapa, a ideia é nem fazer convenção, para que a gente não gaste esse dinheiro de forma desnecessária, e só faça uma reunião normal para recondução dos trabalhos”, diz Neri, no vídeo.
Com a manifestação de interesse de uma segunda chapa, encabeçada pela líder comunitária Sara Ferreira – e que conta com os apoios do ex-presidente do partido, Ozório Rocha, e de um dos fundadores da sigla em Caxias, Gilberto Almeida –, a comissão provisória do PSDB caxiense confirmou a realização da eleição e publicou edital no dia 16 de agosto, com o prazo final de inscrição no dia 19 de agosto, um sábado.
Endereço fechado
Nas regras do pleito, estavam disponibilizadas duas formas de registrar uma chapa, com as 60 assinaturas dos filiados que comporiam o diretório: ou via e-mail ou em mãos, na Rua Pinheiro Machado, 977, no centro de Caxias, ou seja, no escritório regional do deputado Neri.
No dia 19, por volta das 16h50min, Sara e Gilberto foram ao endereço indicado, com um documento de 80 páginas com o nome e assinatura das 60 pessoas que comporiam o diretório, e encontraram o escritório fechado. Em contato com Neri, foram autorizados a enviar o registro de chapa por e-mail, mesmo após o horário definido, pois ninguém teria como chegar até o local em tempo para receber a documentação. Por e-mail, foi enviada uma lista de nomes, sem as assinaturas, que estariam no documento físico.
Assim, um pedido de impugnação desta segunda chapa foi aberto e aceito, com a justificativa de que o grupo havia registrado chapa sem assinatura das pessoas. Segundo Neri, seria apenas uma lista de nomes de filiados, alguns que inclusive não teriam consentimento de participar desta chapa. Há também um pedido de impugnação da convenção, encaminhado às executivas estadual e federal do PSDB, em função do endereço indicado no edital estar fechado antes do prazo final.
Na convenção, Neri explicou sua versão aos filiados
Foi em clima amistoso entre os filiados que ocorreu o encontro para escolher o novo diretório, que começou por volta das 18h, no escritório regional do deputado Neri, o Carteiro.
Entre os presentes, estavam figuras conhecidas da política municipal: o prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, as vereadoras Marisol Santos e Tatiane Frizzo, os secretários de Obras, Norberto Soletti, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Elvio Gianni, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Alexandre Silva. Todos integram a lista de filiados que compõem os nomes indicados para o diretório municipal.
Na primeira hora de convenção, Neri falou aos tucanos presentes, e deu espaço para os membros do Executivo e da Câmara falarem também. O discurso de todos abordava, principalmente, o fortalecimento do partido em Caxias e união, visando à campanha para as eleições municipais em 2024. Depois, o deputado estadual reforçou para os filiados o seu lado da história, envolvendo a segunda chapa que foi impugnada, e abriu a votação, que consistia em assinar a lista de presenças.
O diretório municipal do PSDB é composto por 45 titulares e 15 suplentes. Além do diretório, também foram escolhidos 27 delegados para a convenção estadual, além de integrantes do Conselho de Ética e Disciplina Partidária, composto por cinco membros. Confira os membros da executiva municipal do PSDB em Caxias:
- Presidente: Neri, o Carteiro
- Vice-presidente: Márcio Amaral
- Secretária: Veronica Estivalet
- Tesoureiro: Alexandre Lovatto
- Vogal: Gilberto Bonatto
- Vogal: Álvaro Viecelli
- Líder do partido (líder de bancada na Câmara): vereadora Marisol Santos