O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço
ATUALIZAÇÃO: O deputado estadual Neri, o Carteiro enviou resposta à coluna às 21h40min do dia 30 de agosto. O material foi incluído no final do texto às 14h30min do dia 31 de agosto.
A convenção do PSDB municipal em Caxias será a partir das 18h desta quinta-feira (31). O pleito para escolher o diretório terá chapa única, liderada pelo deputado estadual Neri, o Carteiro, que é o atual presidente, e tem o apoio do prefeito Adiló Didomenico e também da vice-prefeita Paula Ioris. Serão escolhidos 45 titulares e 15 suplentes, além dos conselhos.
No dia 20 de agosto, um vídeo de Neri, enviado a um grupo interno do partido, circulou pelas redes sociais. Nele, o deputado sugere não realizar a convenção para economizar recursos, visando as eleições de 2024, caso não houvesse uma segunda chapa. Mas um grupo, encabeçado pela líder comunitária Sara Ferreira – que conta com os apoios do ex-presidente do partido Ozório Rocha e de um dos fundadores da sigla em Caxias, Gilberto Almeida – manifestou interesse em participar, e ganhou o prazo de quatro dias para oficializar o registro da chapa, de 15 de agosto, quando Neri oficializou a convenção, até o dia 19 de agosto, às 17h.
Segunda chapa impugnada
Com um documento de cerca de 80 páginas em mãos, contendo as 60 assinaturas da chapa, o grupo foi até o endereço indicado no edital da convenção, o escritório do deputado Neri em Caxias na rua Pinheiro Machado, para oficializar a candidatura. Mas, mesmo antes das 17h, encontrou o escritório fechado. Com isso, não conseguiram cadastrar as assinaturas para a chapa, que foi impugnada, e não poderá participar do pleito.
– Eles descumpriram com o que estava no edital. Deverá só concorrer a chapa encabeçada pelo Neri, já que inviabilizaram o registro da outra chapa, de forma acho que proposital. Eu acho uma atitude desrespeitosa com os filiados que se empenharam para fazer uma chapa para concorrer, e que demonstra a forma como eles praticam, sem democracia e com imposição do que eles querem, e que diminui muito o PSDB de Caxias do Sul. São atitudes estrondosas para um partido que governa a cidade – lamentou Ozório Rocha.
Contraponto
Em um áudio de 10 minutos enviado via WhatsApp, às 21h40min de quinta-feira (30), Neri respondeu todos os pontos citados pela segunda chapa, que foi impugnada. Confira as principais falas do deputado:
- "O que eu defendo sempre é a democracia, defendo a ideia de que o partido não é de ninguém, se constrói com a participação de todos os filiados, isso é democracia. Abrimos a convenção, nós colocamos uma chapa, que tem apoio dos três vereadores (do PSDB de Caxias: Marisol Santos, Olmir Cadore e Tatiane Frizzo), prefeito (Adiló Didomenico) e vice-prefeita (Paula Ioris)."
- "Ninguém avisou, se movimentou ou se manifestou que ia apresentar outra chapa. No último dia de inscrição, com a nossa já inscrita, o horário final era às 17h de um sábado (dia 19 de agosto), porém, ninguém se manifestou até então que iriam apresentar outra chapa. Às 16h54min (do dia 19), uma integrante da outra chapa me mandou uma mensagem me desaforando, dizendo que "faltam quatro minutos para protocolar a chapa."
Como é que eu ia estar no meu escritório, num sábado às cinco horas da tarde? Se eles tivessem marcado ou avisado, não teria problema.
NERI, O CARTEIRO
Deputado estadual pelo PSDB
- "Disse a ela que ninguém quer que não coloquem chapa, faz parte do processo. Entendo que foi de uma forma maldosa, sendo que faltavam quatro minutos para eles protocolarem, e não avisaram. Como é que eu ia estar lá no meu escritório, num sábado às cinco horas da tarde? Se eles tivessem marcado ou avisado que iriam protocolar a chapa, e pedido para que eu esperasse, não teria problema. Teria ido para lá esperar quantos minutos fosse necessário. Mas não nos avisaram, e aí não estávamos lá. Faltava três minutos pra fechar, eles foram de forma maldosa, proposital, em cima do tempo, para que não desse tempo da gente chegar. Eles queriam que a gente não estivesse lá para não conseguir protocolar e ter algum argumento furado, que eu considero, e maldoso. Fizeram de maldade."
- "Nos ligaram e a gente não tinha como ir pro lugar, realmente. O edital prevê que eles poderiam protocolar no escritório regional ou via digital. Nós, para não complicar, dissemos que não chegaríamos a tempo no escritório, mas que não se preocupassem porque poderia ser protocolado via e-mail, e a gente faria o protocolo mesmo depois do horário que previa o edital."
- "Na chapa que foi protocolada via e-mail, simplesmente pegaram uma lista de nomes de pessoas filiadas e jogaram na chapa, sem pegar assinatura das pessoas que iriam compor o diretório. Colocaram nome de pessoas que nem sabiam."
- "São pessoas que não estão somando no partido, infelizmente, só estão atrapalhando o processo do PSDB, que é sólido. Tem muitas pessoas se filiando ao partido todos os dias. Inclusive, nos próximos dias vamos anunciar uma grande filiação, uma pessoa de nome que está vindo pro PSDB."
- "Tivemos a percepção de que havia muita irregularidade, e um membro do partido entrou com pedido de impugnação da chapa deles. Fizemos reunião com a executiva, foi aberto o protocolo, e o parecer do relator consta que eles não apresentaram as assinaturas das pessoas que estavam na chapa deles. Diante de todas essas irregularidades, a comissão provisória na sua totalidade votou pela impugnação da outra chapa. Eu votei pela impugnação porque realmente estava tudo em desacordo com a lei."