Um novo programa de investimentos do governo do Estado do RS, que utilizará os cerca de R$ 4 bilhões da privatização da Corsan, deve ser anunciado nos próximos dias. A informação é do vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), que participa de reunião-almoço (RA) da Associação do Comércio e Indústria de Nova Petrópolis (Acinp) nesta quinta-feira (20). O encontro ocorre no Restaurante Torquês, e começou por volta das 12h.
— A partir da privatização da Corsan, teremos R$ 4 bilhões em recursos que serão devolvidos à população em novas obras, em um programa novo de investimentos que o governador Eduardo (Leite) deve anunciar nos próximos dias. Não se resume apenas a obras de infraestrutura que são fundamentais, mas também outras a obras fundamentais para o Estado, em especial no turismo. Ninguém gosta de passar perrengue em cidade turística — disse o vice-governador, em coletiva de imprensa antes do evento.
Souza palestra sobre as ações estratégicas do governo estadual para Nova Petrópolis e reforça o discurso de que as reformas e privatizações realizadas no RS aliviaram as contas públicas e permitiram programas de investimentos em todo o Estado. Souza veio acompanhado do secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino da Silva. O prefeito em exercício de Nova Petrópolis, Martim Egidio Vontobel Wissmann (PSDB), e a presidente da Câmara municipal, Kátia Regina Zummach (PSDB), também participam do evento.
Na sua chegada em Nova Petrópolis, por volta das 11h45min, Souza falou com a imprensa e antecipou alguns assuntos que seriam abordados por ele na RA:
— A expectativa para o futuro do RS, claro, levando em conta as dificuldades que a estiagem apresentou, é com uma economia que está dando resultado muito positivo, e que tem condições de melhorar bastante nos próximos meses. O mote do nosso governo é investir nas pessoas. Fizemos uma série de reformas e privatizações que reconstruíram o modelo fiscal do Estado e que colocam as coisas em dia. Depois que fizermos ajustes nas contas, temos que priorizar ainda mais a vida das pessoas. Temos que investir nas pessoas, no capital humano, para termos pessoas cada vez mais preparadas para poder gerar desenvolvimento e riqueza.
Ações no turismo
Na coletiva de imprensa antes do evento, Souza também falou sobre ações do Estado para o turismo, aproveitando a visita em Nova Petrópolis, cidade que integra a Região das Hortênsias e é um dos principais destinos turísticos do país.
— Tem discussão de novo aeroporto na Serra, em que o Estado teria que fazer o investimento rodoviário para poder conectar Vila Oliva a Gramado, além de investimentos em milhões de reais no programa Pavimenta aqui no município, que melhora a infraestrutura turística do Estado. No primeiro trimestre, tivemos a notícia que passamos o Rio de Janeiro como polo turístico do país — diz.
Sobre o futuro aeroporto da Serra, que vai ser construído na região de Vila Oliva, em Caxias do Sul, o vice-governador reforçou que o Estado vai participar com as obras de infraestrutura para o acesso, mas enfatizou que o assunto é liderado pela prefeitura de Caxias:
— É um assunto que envolve Caxias, Estado e União. Nós entendemos que o aeroporto é fundamental para o desenvolvimento dessa região para conectar diretamente outros hubs nacionais e outras questões internacionais. Precisamos de um aeroporto de maior porte para receber turistas e outros investimentos que decorrem dessa infraestrutura aeroportuária. O modal rodoviário para conectar o aeroporto é uma obra complexa, que demandará muitos recursos do Estado, pois envolve pontes, mudança na geologia.