O vereador José Bossardi (PSDB) divulgou uma nota de retratação nesta quarta-feira (31) após as falas consideradas racistas proferidas por ele em sessão da Câmara de Vereadores de Vacaria, na manhã de terça-feira (30). Ao criticar o governo federal, Bossardi disse: "vão comer picanha, negrada, é o que vocês merecem". Ele pediu desculpas na sessão e afirmou, por meio de nota: "fui infeliz em minha fala, na medida em que usei a expressão 'negrada' em meu discurso, traduzindo um ato considerado discriminatório, o que de maneira alguma foi a minha intenção".
"Apesar de ter imediatamente me retratado perante as pessoas que lá estavam, venho novamente a público pedir desculpas aos presentes na sessão legislativa, e a todos os brasileiros que experimentaram a dor pela forma errônea e inadmissível que me expressei", diz o texto (confira a nota completa abaixo).
A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) protocolou denúncia contra Bossardi na Comissão de Ética, por volta das 14h desta quarta-feira (31), em que pede a suspensão do mandato do vereador Bossardi por quebra de decoro parlamentar e por prejudicar a imagem do Poder Legislativo. Selmari também registrou boletim de ocorrência, por volta de 18h50min de terça-feira. O delegado regional de Vacaria, Carlos Alberto Defaveri, afirmou que um inquérito policial seria instaurado e que, após concluído, seria remetido à Justiça no prazo legal.
Relembre o caso
De acordo com gravação da TV Câmara de Vacaria, Bossardi usava um espaço de "explicações pessoais", em que os vereadores têm cinco minutos para falar sobre qualquer assunto. Ele falava sobre a situação da saúde municipal quando criticou o governo federal.
— A população não consegue mais acreditar em mentiras, em promessas. Tanto que o presidente aí prometeu picanha para a pobreza, agora tá dando abóbora. Os caminhões de abóbora. Vão comer picanha, negrada, é o que vocês merecem. O Brasil merece o presidente que tem. Porque para ajudar o Brasil, é pouca gente que ajuda — disse Bossardi.
Na sequência da sessão, Bossardi pede desculpas afirmando que "todos somos iguais, tenho pessoas da minha família que são de pele morena, foi um deslize a forma que falei".
Nota do vereador Bossardi na íntegra
"Acerca dos fatos ocorridos no dia de ontem (30/5/2023), durante a sessão legislativa, na Câmara Municipal de Vereadores, eu, Moacir Bossardi, reconheço que fui infeliz em minha fala, na medida em que usei a expressão 'negrada' em meu discurso, traduzindo um ato considerado discriminatório, o que de maneira alguma foi a minha intenção.
Apesar de ter imediatamente me retratado perante as pessoas que lá estavam, venho novamente a público pedir desculpas aos presentes na sessão legislativa, e a todos os brasileiros que experimentaram a dor pela forma errônea e inadmissível que me expressei.
Compreendo as razões de todos que se sentiram ofendidos, e não tenho palavras para mensurar a profunda tristeza que estou sentindo em virtude do ocorrido, haja vista que sou contra todo e qualquer tipo de preconceito, e sempre demonstrei meu carinho e admiração às pessoas, independentemente de cor, raça, sexo e religião.
Dessa forma, reafirmo que utilizei de linguagem inadequada em meu discurso, no entanto, jamais tive a intenção de atingir a honra de qualquer pessoa. Acredito que todos nós, sem exceção, já fizemos algo ou tomamos alguma atitude falha.
Nesse contexto, estou de coração aberto para reafirmar o meu pedido de desculpas à sociedade e, mais importante que isso, dizer que estou disposto a aprender com meu erro."