O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch (PP), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) para a gestão 2023/24. A eleição foi realizada através de voto por aclamação em encontro que ocorreu na Casa das Artes, em Bento Gonçalves, nesta quarta-feira (5).
Em sua fala de encerramento de gestão, o ex-presidente da Amesne e prefeito de Nova Prata, Alcione Grazziotin (MDB), agradeceu a oportunidade de comandar a entidade e o apoio que recebeu dos prefeitos e colegas durante o mandato.
Pasuch enfatizou que as pautas e os problemas da Amesne são, em grande maioria, necessidades comuns dos 37 municípios representados pela entidade. Segundo o novo presidente, a principal pauta em discussão no momento é para regularizar o trabalho de safristas, que já vinha sendo tratada pelo presidente anterior.
— Estamos buscando a organização e a legalização deste trabalho, porque nossa grande fonte de renda é a agricultura na região da Serra. Temos outras pautas na logística da nossa região, com a questão dos pedágios que logo entrarão em funcionamento, que era uma demanda esse melhoramento do acesso. Temos também a questão do piso do magistério, que algumas prefeituras já entraram na Justiça, algumas não estão se adequando ao índice da folha de pagamento, e demandas do dia a dia — destacou Pasuch.
Em relação à situação da saúde de Caxias do Sul, que é referência para cerca de 50 municípios da Serra e que lideranças e entidades cobram ajuda de custo das prefeituras para manutenção dos atendimentos, o novo presidente da Amesne garantiu que a entidade está aberta para dialogar e solucionar este problema.
— Já teve esta demanda através do Hospital Geral, inclusive foi feita uma campanha dentro da Amesne que alguns municípios conseguiram aprovar lei e fizeram uma contribuição pelo número de habitantes. Todos os municípios têm hospital referência. Temos em Nova Roma do Sul o Hospital São Carlos, que também sempre vem com essa demanda, com essa dificuldade. Claro que Caxias é nossa referência, inclusive no tratamento de câncer. Mas estamos abertos a tentar resolver, é um problema de toda a comunidade. Mas é uma demanda que, se temos, teremos que resolver. Até porque a maioria dos municípios da Amesne dependem de Caxias do Sul — enfatizou.
Composição da diretoria da Amesne 2023-2024
Presidente: Douglas Pasuch (PP), prefeito de Nova Roma do Sul
1º Vice-Presidente: Valdir Fabris (PDT), prefeito de Guaporé
2ª Vice-Presidente: Tiago Grando (MDB), prefeito de Dois Lajeados
1º Secretária: Gisele Caumo (PTB), prefeita de Santa Tereza
2º Secretário: Ivaldo Dalla Costa (PP), prefeito de Nova Bassano
Tesoureiro: César Ulian (PP), prefeito de Flores da Cunha
Secretário executivo: Sérgio Rasador
Conselho fiscal efetivo:
- Roberto Dalle Mole (PP), prefeito de Antônio Prado
- Ari Caovilla (MDB), prefeito de Casca
- Ademir Dal Pozzo (União Brasil), prefeito de Nova Araçá
Conselho fiscal suplente:
- Ivelton Zardo (PP), prefeito de Cotiporã
- Nelton Conte (MDB), prefeito de Fagundes Varela
- Everson Kirsch (PP), prefeito de Carlos Barbosa