Na manhã deste sábado (29), que antecede o segundo turno das eleições de 2022, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul realiza a distribuição das 1.094 urnas eletrônicas nos 162 locais de votação do município. A logística é a mesma praticada na distribuição do primeiro turno, com 27 roteiros percorridos a partir das 9h20min. A ação envolve 60 pessoas trabalhando, além de representantes de locais de votação, que recebem o material, e presidentes de mesa, que comparecem nas seções para organização e teste das urnas. Em caso de necessidade, os equipamentos podem ser substituídos.
Por volta das 11h15min, a entrega e verificação de todas as urnas já tinha sido encerrada. Apenas um equipamento precisou ser substituído em Caxias do Sul: a impressora de uma urna, da seção 176, no Colégio São Carlos.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, segundo maior local de votação da cidade, com 6.021 eleitores cadastrados em 16 seções, a organização levou cerca de 40 minutos. O local, que fica no bairro Desvio Rizzo, foi o primeira parada do roteiro de número 12, que também distribuiu urnas em outros cinco locais. O material foi recebido pelos responsáveis por volta das 9h40min e às 10h20min todas as seções estavam prontas para a votação deste domingo (30). Nenhum equipamento apresentou problemas.
Representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado e da Missão de Observação Eleitoral OEA/OAS acompanharam o trabalho das equipes.
Além das caixas com as urnas, chegam hoje aos locais de votação kits de higiene, documentação destinada aos mesários e as cabines que são montadas para garantia da privacidade no momento do voto.
Alterações no trânsito
O trânsito da Rua Garibaldi ficou bloqueado no trecho entre a Rua Vinte de Setembro e a Rua Pinheiro Machado, por conta da movimentação dos veículos que transportam as urnas. O fluxo foi normalizado por volta das 9h30min, quando as rotas de distribuição foram iniciadas. A partir da meia-noite, os veículos estarão proibidos de estacionar no trecho em frente ao Cartório Eleitoral, que será novamente bloqueado neste domingo (30), a partir das 7h.