A preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições 2022 em Caxias do Sul começou nesta quinta-feira (13) com a geração das mídias e carga nas urnas. Como esse procedimento já havia ocorrido em setembro para a carga de cada uma das 1,2 mil urnas com os dados dos eleitores que votam nas seções, além dos nomes, números e fotos os candidatos que disputavam o primeiro turno, esse procedimento de agora visa apenas atualizar a urna com os dados dos candidatos que irão disputar o segundo turno. Para as eleições, serão utilizadas 1.094 urnas, o excedente serve para contingência.
Os eleitores gaúchos votarão nos cargos de governador e presidente da República no próximo dia 30 de outubro. Após a inserção do pen-drive com a ativação dos dados para o segundo turno, a urna foi testada (teclado, visor, biometria e impressora) e foi possível visualizar os quatro postulantes que estão disputando os cargos: Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) para o governo do Estado, e Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República.
A finalização dessa etapa nas 1,2 mil urnas ocorrerá até a próxima segunda-feira (17), segundo a equipe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul. Na próxima quinta-feira (20), será realizada a auditoria com simulação da votação nas urnas para o segundo turno.