Após quatro anos, Caxias do Sul volta a ter representantes na Câmara dos Deputados. E não só isso, serão dois. A vereadora e atual presidente do Legislativo caxiense, Denise Pessôa (PT) foi eleita como deputada federal para assumir mandato em 2023. Na primeira tentativa para conquistar uma cadeira no Congresso Nacional, a parlamentar elegeu-se com 44.241 votos.
A vereadora chegou no comitê do partido por volta das 20h30min acompanhada pelo deputado estadual Pepe Vargas (PT), reeleito para a Assembleia gaúcha. Emocionada, ela foi recepcionada pelos colegas de bancada no Legislativo, Lucas Caregnato e Estela Balardin, e pela ex-deputada estadual e ex-vice-prefeita da cidade, Marisa Formolo.
Denise é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), servidora pública na Secretaria Municipal da Saúde. Concorreu a uma vaga na Assembleia gaúcha em 2018, mas não se elegeu com os 9.129 votos conquistados. Atualmente, está no seu quarto mandato como vereadora, elegendo-se em 2020 com 5.117 votos, a segunda maior votação da cidade.
Na sua primeira entrevista eleita, Denise relata muita alegria em poder representar Caxias do Sul e a Serra gaúcha, mas especialmente a população que mais precisa.
— A voz das mulheres, a voz da população negra, LGBTQIA+, a gente está aí para melhorar a democracia. Esse é o nosso desejo para contribuir no Congresso Nacional. A primeira coisa que eu quero é eleger o Lula presidente. A gente quer pensar o desenvolvimento da nossa região cada vez mais. Ficamos sem deputado federal nesse último período e queremos continuar sintonizados na luta pela região da Serra gaúcha.
Sobre o voto para o segundo turno no Estado, Denise ainda não tem apoio definido.
— A gente sempre vai votar pela democracia. Vai ser uma discussão feita coletivamente com o partido — destaca.