Na seção Olhares da Serra, o Pioneiro abre espaço para que cidadãos da região opinem o que pode ser melhorado em suas cidades e até mesmo em toda a região. É uma chance para que a comunidade aponte o que esperar dos próximos governantes e até o que eles podem fazer pelos municípios.
Antes, o Pioneiro apresentou as demandas da Serra a partir de entidades em uma série de cinco reportagens, que abordaram as regiões dos Campos de Cima da Serra, Região das Hortênsias, Termas e Longevidade, Vale dos Vinhedos e uma matéria exclusiva para Caxias do Sul.
Esta é a terceira reportagem da série Olhares da Serra, que traz a visão de moradores de Veranópolis, Guaporé e Bento Gonçalves.
“O turismo tem que melhorar um pouco, e explorar que é uma região bonita”
“Mais próximo do asfalto (na BR-470), em Veranópolis, é mais complicado de atravessar. Falta sinalização e tem vezes em que o semáforo não está funcionando. O turismo também tem que melhorar porque o que mais se movimenta é quando tem a Femaçã (Festa Nacional da Maçã, tradicional em Veranópolis), e precisa explorar mais que é uma região bonita, mas não sei se estão indo por esse lado.
A saúde não tem o que reclamar aqui. Mas acredito que num aspecto mais amplo, em cidades maiores, que tenha que melhorar mais coisas, principalmente de pessoas que ficam em fila de espera.”
Gabriel Simonetto, 20, estudante de engenharia metalúrgica
“Em Bento Gonçalves, é muito bom, tem muitas opções, mas precisa estar de olhos mais abertos, pela segurança”
“Veranópolis é uma cidade maravilhosa para morar. Tem boa qualidade de vida e bastante segurança. A cidade em si é muito limpa e organizada. Mas, para jovens, já não é tão bom. Não tem muitos eventos e acaba que o pessoal enjoa muito fácil das coisas. O novo atrai, mas passa um tempo e fica parado. Nesse quesito, para jovens não têm muita opção. Na idade que você quer dar uma pausa, eu indico (Veranópolis).
Em Bento Gonçalves, é muito bom, tem muitas opções, mas precisa estar de olhos mais abertos, pela segurança. Em geral, também, as coisas são mais caras”.
Ketlin Malinoski, 23, proprietária de clínica de estética
“Precisa estimular mais a juventude, que os políticos perderam muito a credibilidade”
“Queira ou não queira, deveria asfaltar toda a cidade. Tinha que ser nos bairros, no interior, colocar asfalto em tudo. E também precisa estimular mais a juventude, que os políticos perderam muito a credibilidade. Os políticos não têm mais a credibilidade que tinham antigamente, isso morreu. Hoje, o político está lá embaixo. Precisa recuperar, para as crianças até as pessoas de meia-idade. Tem que ter política na sala de aula para incentivar, senão cada vez mais morrer mais”.
Ivalino Piovezana, 65, aposentado
“Segurança também está boa, mas precisaria de mais policiais”
“A saúde está boa, mas precisa melhorar um pouco mais, com mais atendimentos e médicos nos postos e nos bairros. Segurança também está boa, mas precisaria de mais policiais”.
Juraci Luiz Franco, 58, aposentado