Esclarecimento: Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Caxias do Sul, Helen Machado não chegou a assumir o cargo de secretária de Gestão e Finanças do município, sendo Diretora Executiva da pasta. A informação ficou publicada no site de 28/04 a 29/04.
A administradora de empresas Helen Machado deixa a prefeitura de Caxias do Sul depois de 15 meses de atuação. Helen era Diretora Executiva da pasta de Gestão e Finanças do município desde o dia 6 de abril. Antes, foi diretora-presidente da Codeca por 13 meses, o primeiro nome a comandar a empresa no governo de Adiló Didomenico (PSDB). A sua saída do governo está programada para hoje.
Atual controlador-geral da pasta de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina deve assumir como secretário. Santa Catharina já esteve à frente da mesma pasta no governo de Alceu Barbosa Velho (PDT) e na Secretaria da Receita Municipal no governo de Flávio Cassina (PTB). Segundo a Diretora Executiva, que respondia pela secretaria, os dois já faziam uma "dobradinha". Helen contraiu covid-19 logo após assumir como Diretora e precisou ficar afastada por conta de uma infecção nos brônquios.
Ela informou à reportagem que irá assumir um cargo na Emater, a convite do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). Segundo Helen, foi "uma feliz proposta" do governo e irá gerar mais crescimento profissional, por ser a primeira experiência no Executivo estadual. Ela contou que recebeu propostas da iniciativa privada desde janeiro deste ano, mas decidiu seguir na administração municipal por mais um tempo.
Para a administradora, o que mais pesou na escolha de deixar Caxias foram ajustes familiares. Com o novo cargo, Helen voltará a Porto Alegre, onde moram o marido e o filho de 10 anos.
— É muito difícil maternar estando longe do filho. Eu voltava para Caxias chorando nas segundas por deixar ele. Essa foi a principal motivação para sair da cidade — alega.
De acordo com a ex-presidente da Codeca, a saída do Governo Adiló já era estudada há algum tempo. Pelo fato de os governos municipal e estadual serem do mesmo partido, ela afirma que continuará contribuindo com a prefeitura.
Com a experiência na gestão pública de Caxias, Helen destacou que conseguiu entender melhor as pessoas da cidade, algo que auxiliou para a sua gestão.
— Sou muito grata ao prefeito Adiló e à vice Paula pela oportunidade de estar aqui. Nesse tempo, consegui entender a cidade, as pessoas. Caxias é uma cidade grande, mas com acolhimento do interior, muito diferente de Porto Alegre. Consegui estar mais próxima das pessoas, o que me ajudou nos desafios de gestão — destaca.
Helen assumiu a Codeca em janeiro de 2021, quando a companhia tinha uma dívida de R$ 30 milhões. Para ela, o prefeito Adiló foi peça essencial na sua época como gestora.
— A vida é feita de ciclos. Acredito que eu fui importante para a Codeca em um momento importante da cidade. A Maria (de Lourdes Fagherazzi, atual diretora-presidente da companhia) fará um belíssimo trabalho, eu tenho certeza. Meu foco sempre foi esse, promover mudanças disruptivas e estruturais durante as minhas gestões para orgulhar a cidade. Faz parte do meu perfil — analisa.
Na tarde de ontem, a prefeitura emitiu nota informando que Helen pediu exoneração do cargo.