O vereador Adriano Bressan (PTB) protocolou na Câmara um projeto para que os corredores de ônibus também possam ser compartilhados por táxis, vans escolares e de fretamento. Um projeto que já desperta discussão desde o dia em que entrou em processo dentro do Legislativo caxiense, afinal o trânsito e a mobilidade de Caxias do Sul sempre foram temas sensíveis. Segundo Bressan, o objetivo é para que esses transportes coletivos de passageiros tenham mais uma opção de tráfego e assim consigam desafogar o trânsito na área central.
— A gente pretende que esses veículos possam ocupar essa faixa e dar maior fluidez ao trânsito. Desobstruindo as outras duas faixas. No caso dos táxis, você reduz o tempo das viagens, dando economia tanto para o taxista quanto para a pessoa que paga a corrida — explica o vereador.
O projeto é um pedido antigo dos taxistas, para conseguirem fugir do trânsito intenso durante o dia no centro da cidade. Segundo o projeto, o corredor de ônibus poderia ser compartilhado com os demais veículos das 6h30min às 20h. A inclusão das vans veio após um estudo, já que segundo Bressan a criação das EPIs (estações principais de imigração) Imigrante e Floresta reduziu a quantidade de veículos coletivos nas principais ruas. Assim, esse compartilhamento seria possível.
— Não será exclusivo para o táxi ou para van, vai ser mais uma opção. Se ele perceber que o corredor está descongestionado, ele pode andar sem ser notificado. É uma opção a mais para sair do congestionamento — ressalta Bressan.
Ainda assim, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias, Alfonso Willenbring Júnior, afirma que é preciso cautela e discutir muito sobre esse projeto.
— Hoje nós temos uma crise no transporte coletivo e precisamos recuperar esse modal. Nós temos que investir em agilidade, qualidade e no preço baixo, reduzir o valor da tarifa. Velocidade e a rapidez de deslocamento, essa é a finalidade do corredor exclusivo. Nesse sentido, tem que pensar bem essa proposta para não interferir na agilidade do transporte coletivo — explica
Willenbring ressalta que a opção de ingressar no corredor de ônibus fará com que o táxi ou a van tenham de trafegar na velocidade do coletivo que estiver à frente. Quando for para ultrapassar, poderá interferir nas outras vias. Esse é o ponto principal, no primeiro momento, e que precisará ser discutido. Para o vereador, agora é uma questão de diálogo entre os poderes e a comunidade.
— Nós temos todo o processo pelas comissões da Casa, também vamos respeitar o Conselho Municipal de Trânsito e a Secretaria de Trânsito. A gente apresentou o projeto e agora vamos construir juntos — finaliza Bressan.