O governador Eduardo Leite (PSDB) não estará na abertura da Feira Brasileira do Grafeno, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na tarde desta sexta-feira (9). A cerimônia terá a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Piratini, Leite não foi convidado para o evento.
O reitor da UCS, Evaldo Kuiava, diz que a lista de convidados é responsabilidade do governo federal. Como a feira é realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, ele diz que o órgão ficou responsável pelos convites e que a UCS, por limitação de espaço devido aos protocolos sanitários em vigor por causa da pandemia, acenou apenas com os nomes de empresários e equipes que expõem na feira, mas que mesmo eles tiveram que se credenciar.
— O governador esteve visitando outro dia (a planta de grafeno). O nosso foco é a organização da feira com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Toda a questão dos convites foi via Planalto — afirma o Kuiava.
De acordo com o reitor, serão cerca de 200 participantes na abertura da feira, mas até mesmo as equipes das empresas expositoras tiveram de reduzir os convidados a dois ou três, mesmo em casos que as equipes eram maiores. A cerimônia terá a presença do prefeito Adiló Didomenico, correligionário de Eduardo Leite. Por meio da assessoria de imprensa, a UCS disse que não tem acesso à lista de autoridades que estarão presentes na feira, porque ela está a cargo do Planalto.
A reportagem tentou contato com a assessoria da Presidência, mas não teve as ligações atendidas e nem recebeu resposta no aplicativo de mensagens até as 10h47min.