O transporte de urnas eletrônicas iniciou por volta das 8h deste sábado (28) na sede do Cartório Eleitoral, na Rua Garibaldi, no centro de Caxias do Sul e deverá ser concluído por volta das 11h30min. O trecho, entre a ruas Pinheiro Machado e Bento Gonçalves, ficou totalmente bloqueado para o trânsito até por volta das 9h por conta do estacionamento de 27 vans contratadas pela Justiça Eleitoral. Os veículos fazem o transporte e dão apoio logístico à eleição. São 875 urnas distribuídas em 163 locais de votação de Caxias.
No domingo (29), o segundo turno acontecerá com menor quantidade de mesários. Haverá uma pessoa a menos em cada uma das seções totalizando 3.525 trabalhadores no pleito, 875 a menos do que os 4,4 mil do primeiro turno, de acordo com informações do chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski.
— É uma eleição muito mais rápida. A ideia é que todos os problemas do primeiro turno, como por exemplo, eleitor que não sabia onde votar, já estejam resolvidos. Além disso, a votação será muito mais curta porque é apenas para prefeito (no primeiro turno os vereadores também foram escolhidos) e os mesários estão mais experientes — explica.
Resultado até às 20h - O domingo será de votação para cinco municípios do Rio Grande do Sul. Em Caxias, 333.696 eleitores estão aptos a participar do pleito, que inicia às 7h e termina às 17h. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que o futuro prefeito de Caxias seja conhecido até às 20h. No primeiro turno, um problema no sistema do Tribunal Superior Eleitoral fez com que os resultados fossem divulgados apenas por volta das 23h de 15 de novembro.
— Temos a meta de entregar o resultado até às 20h. Esperamos que, como são cerca de 50 municípios em relação a 5,5 mil do primeiro turno, a expectativa é de que o sistema dê conta. Se conseguirmos fazer todos os procedimentos e o sistema suportar, até às 19h saberemos quem será o novo prefeito de Caxias do Sul — completa Borowski.