Flavio Cassina (PTB) foi eleito prefeito de Caxias de Sul pelos vereadores caxienses em eleição indireta na manhã desta quinta-feira (9) na Casa da Cultura, na área central da cidade. Ele recebeu 19 votos a favor e 3 contrários. Para ser eleito, Cassina precisava de 12 votos. Saiba como votaram os vereadores nesta quinta.
Leia mais
Confira como votaram os vereadores na eleição do novo prefeito de Caxias do Sul
Flavio Cassina é eleito novo prefeito de Caxias do Sul
Vereadores elegem governo "tampão" de Caxias nesta quinta
Após impeachment, mudança no comando de Caxias leva oposição a Daniel Guerra ao governo
Eleição indireta muda composição da Câmara de Vereadores de Caxias
"O clima está muito bom ao nosso favor", diz candidato a prefeito de Caxias
"Não existe salvador da pátria, existe construção de cidade", afirma novo prefeito interino de Caxias
Ricardo Daneluz assume como prefeito interino de Caxias do Sul
Cassina tem 72 anos, é casado com Liliana e pai de Mariana, Aurélio e Natália. Ele é empresário e está filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) desde 1995. Nas eleições municipais de 2004 e de 2008, alcançou a suplência no Legislativo caxiense. No pleito de 2012, com 2.277, elegeu-se vereador para a legislatura de 2013 a 2016. Em 2015, ele presidiu a Casa. Em diversas oportunidades, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara. Nesta legislatura, de 2017 a 2020, após obter 1.973 votos nas eleições de 2016, cumpria o segundo mandato parlamentar.
O prefeito foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de 2005 a 2008 e da Habitação, de 2009 a 2012. Entre as bandeiras que defendem estão as políticas para o desenvolvimento econômico, criação de distrito industrial, atração de empresas e desenvolvimento social.
Ele presidiu a Câmara em 2019 e comandou a sessão de cassação do mandato do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). No dia 23 de dezembro assumiu a prefeitura interinamente, e ficou no cargo por 12 dias, até 2 de janeiro, quando Ricardo Daneluz (PDT), eleito presidente da Câmara para 2020, assumiu o cargo, até a realização da eleição indireta nesta quinta.