Foi aprovado na sessão desta quinta-feira (4) um pedido de informações à prefeitura de Caxias do Sul sobre a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. O requerimento é de autoria da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo.
São cinco questões, entre elas, as medidas adotadas para atender a população durante os dias mais frios do inverno.
Confira os questionamentos
1. Considerando o plano de contingenciamento apresentado, qual foi a diminuição da demanda na UPA Zona Norte? Enviar relatórios de atendimentos.
2. Considerando o contrato firmado entre a empresa que administra a UPA IGH e o município, existem quatro médicos clínicos e dois pediatras 24 horas na UPA Zona Norte? Apresentar o registro de presença destes médicos.
3. Considerando o contínuo aumento da demanda tanto na UPA Zona Norte quanto nos hospitais, o município irá apresentar uma outra alternativa eficaz para que a população não sofra as consequências da falta desta no período de nosso rigoroso inverno?
4. Considerando a gravidade dos relatos de negligência no atendimento da UPA , veiculados na imprensa local, e a responsabilidade mútua da empresa IGH e do município, quais medidas está tomando o município para garantir que não haja sobrecarga dos trabalhadores da UPA Zona Norte?
5. Considerando o caso da mãe que registrou boletim de ocorrência para seu filho ser atendido com queimaduras na UPA Zona Norte, quais medidas o município tomou ou está tomando para que casos absurdos como este não voltem a ocorrer?