A presidente do PDT de Caxias do Sul, Maria Aparecida Auricchio Stecca, a Cida, 61 anos, morreu nesta sexta-feira à tarde, no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Ela estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde a última quarta-feira, dia 1º de maio. Cida teve uma parada cardiorrespiratória em sua casa no loteamento Portinari, e foi socorrida pelo Samu.
Cida foi a primeira e única presidente da Associação de Moradores do Loteamento Portinari e tornou-se uma das principais comunitaristas da cidade. O início da militância no movimento comunitário aconteceu devido ao risco de perder sua casa por conta de uma decisão de reintegração de posse. A partir daí, criou a associação do bairro há mais de 15 anos.
Por ter se apresentado na UAB como líder da região da antiga pedreira, ganhou o apelido de "Cida pedreira". Não demorou para ser chamada de “Cida guerreira”.
– Tem muitas mulheres presidentes (de associações de moradores). É a mulher que sabe quando tem pó, falta água, então, ela começou a se envolver – disse Cida, em entrevista ao Pioneiro em maio de 2016.
O envolvimento comunitário acabou levando Cida para a política. Desde 2007, era filiada ao PDT.
Cida era natural de São José dos Campos, interior de São Paulo.