A parceria bem sucedida entre o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) e o vice companheiro de chapa, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), é especulada para se repetir na eleição de 2020 em Caxias do Sul. Os nomes de maior viabilidade eleitoral são dos vereadores Adiló Didomenico (PTB) e Paula Ioris (PSDB). Os dois concorreram na eleição de outubro, porém o resultado de ambos ficou abaixo do esperado.
Adiló concorreu a uma cadeira à Assembleia e obteve 23.723 votos. Em Caxias, fez 19.799 deles. A tucana foi um pouco melhor em comparação com o trabalhista. Ela disputou uma vaga na Câmara Federal e conquistou 25.005 votos. Porém, na cidade a votação de Paula foi menor do que a de Adiló – 19.283.
Apesar da possibilidade de estarem juntos na próxima eleição, os presidentes dos partidos em Caxias, Zoraido Silva e a própria Paula, preferem a cautela nas manifestações públicas sobre o assunto. Zoraido afirma que o PSDB é um dos partidos que o PTB pretende conversar sobre coligação.
– O PSDB é um dos partidos que vamos conversar, mas têm outros partidos – diz Zoraido.
Categórico, ele afirma que o PTB vai apresentar um nome para a formação da chapa majoritária, porém evita confirmar que a intenção é indicar somente o candidato a prefeito.
– O PTB não será apenas um ajudante como nas eleições passadas. Devemos apresentar um candidato para compor uma chapa. A ideia é indicar a prefeito, mas, se eu disser que é somente indicar o candidato a prefeito, podemos afastar lideranças de outros partidos. Já estamos conversando.
Zoraido confirma que Adiló é um dos nomes da sigla para concorrer à prefeitura. Para manter a unidade partidária, o presidente diz que o partido conta ainda com os nomes dos vereadores Alceu Thomé e Flávio Cassina.
– O Adiló foi candidato a deputado (estadual) fez uma boa votação. Não fez a votação que o partido esperava, ficou um pouco abaixo, mas ele é um bom nome para compor a chapa. Os vereadores são cotados, mas quem concorreu a deputado é mais cotado ainda.
“É preciso discutir um projeto antes de nomes”
Paula Ioris é bem mais discreta ao analisar o futuro do PSDB nas eleições municipais e diz que ainda é cedo para comentar sobre novas eleições. Segundo ela, o resultado das eleições para o governo do Estado trouxe uma responsabilidade para o partido.
– Percebemos (o momento) como uma importante oportunidade de fortalecimento da sigla, porém, ainda é cedo para falar de novas eleições. Todos os assuntos que dizem respeito à majoritária e proporcional serão oportunamente discutidos com o diretório e filiados.
Principal liderança municipal do PSDB, Paula tem o nome cogitado para compor uma chapa à prefeitura, mas ressalta que seu foco agora está no mandato de vereadora e que está participando da transição do governo de Eduardo Leite. Paula comenta que, antes de decidir os nomes, é preciso discutir um projeto para a cidade, que deve ser construído em conjunto.