Um conjunto de planos e desafios exigirá dedicação e ocupará boa parte da agenda de trabalho do prefeito reeleito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) que, juntamente com o vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil), toma posse nesta quarta-feira (1º). Caso Magnabosco, implantação da telemedicina, parceria público-privada (PPP) da educação infantil e aeroporto de Vila Oliva são alguns dos temas de irão permear a nova administração municipal.
Na manhã desta quarta, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, Adiló afirmou que a primeira ação do novo mandato será uma reunião com o secretariado logo após a posse, que terá como objetivo aprofundar o plano e as diretrizes do governo em cada uma das pastas e autarquias da cidade. Os primeiros dias de janeiro devem ser marcados por alinhamentos que irão nortear as ações durante o mandato, segundo Adiló.
Em relação à educação, o prefeito afirmou que pretende reduzir a lista de espera por vagas na educação infantil, com a construção de novas unidades escolares via parceria-público-privada (PPP).
Dentre outras metas para a segunda gestão, Adiló destacou ainda a questão da modernização da iluminação pública, na qual prevê estar concluída até setembro de 2025 e a conclusão das obras de acesso ao bairro Desvio Rizzo.
Caso Magnabosco
Uma das questões centrais para a segunda gestão de Adiló será em relação às contas públicas, mais precisamente o Caso Magnobosco. O prefeito manifestou otimismo em um acordo com os credores.
— Nós fizemos uma proposta dentro daquilo que o município pode suportar, sem que isso cause um impacto muito grande. Claro que, qualquer acordo que a gente faça, por mais benéfico, no primeiro momento ele vai apertar um pouco mais as finanças do município. Nós, a duras penas, conseguimos trazer o município para um equilíbrio orçamentário, coisa que, em janeiro de 2021, parecia quase impossível. Mas, evidentemente, nós pretendemos que esse caso se encerre neste ano — disse Adiló.
Telemedicina
Além da ampliação dos agendamentos de consultas em UBSs por telefone, outra questão na área da saúde e classificada como urgente e necessária pelo prefeito para desafogar as filas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte, a telemedicina deve, finalmente, ter andamento em Caxias do Sul.
No dia 10 de janeiro, a NXT Telessaúde LTDA, melhor colocada no edital para contração da empresa que realizará o serviço via Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, realizará uma prova de conceito. Conforme a prefeitura, se trata de uma demonstração simulada para atestar que a companhia atende às exigências estabelecidas no termo de referência em relação às características técnicas, funcionalidades desejadas e desempenho.
Aeroporto de Vila Oliva
Atualmente está em análise o cronograma físico-financeiro da obra do Aeroporto de Vila Oliva e a Casa Civil precisa aprovar a inclusão do aeroporto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Vencidas essas etapas, o município poderá licitar a construção. Segundo Adiló, a prefeitura vem trabalhando com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para que ocorra a liberação para abertura da licitação.
— De parte do governo federal existe a garantia de recurso e o projeto está pronto. No primeiro semestre de 2025 nós precisamos nos unir e fazer um esforço, Vila Oliva é estratégica para o Estado. A gente sabe que existe uma pressão muito forte de fazer investimento no Hugo Cantergiani, que nós faremos. Tivemos que refazer o projeto, atrasou bastante, mas hoje ele será um aeroporto robusto — sintetiza.
Confira os principais tópicos do plano de governo
Educação
- Capacitar as equipes diretivas e automatizar processos de gestão escolar.
- Reduzir a lista de espera por vagas na educação infantil, com a construção de novas unidades escolares via parceria-público-privada (PPP).
- Implementar projetos educacionais inovadores, como o "Projeto Canguru", para apoiar o desenvolvimento integral das crianças.
- Implementar um Centro de Intervenção Especializada para Autistas.
- Implementar auxílio financeiro temporário mensal para famílias do CAD Único, possibilitando que mães possam cuidar dos filhos em casa até completarem um ano, evitando a sobrecarga nas escolas infantis.
Saúde
- Ampliar horários nas UBSs, para reduzir filas de consultas, farmácia e cirurgias.
- Entregar medicamentos diretamente nas residências de idosos.
- Buscar junto ao Ministério da Saúde a habilitação da UPA Central e o aumento do teto de média e alta complexidade (Teto MAC).
- Abrir novas clínicas de radiologia dentária e um CAPS 3 (Centro de Atenção Psicossocial) integrado, com atendimento 24 horas.
- Implementar um serviço de helicóptero para atendimentos médicos de emergência.
- Construção da UPA Zona Sul — ampliar o atendimento de saúde e descentralizar os serviços de emergência, garantindo acesso rápido e eficiente aos moradores da Zona Sul.
Assistência social
- Modernizar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a implementação de teleassistência.
- Conceder apoio subsidiado para idosos que recebam cuidados em domicílio, e expandir o apoio financeiro às famílias de outros grupos de pessoas que necessitam de cuidados especiais.
- Implantar novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
- Criar auxílios financeiros e logísticos para famílias afetadas por desastres naturais e emergências.
Cultura
- Desenvolver o Parque Rural — criar um espaço dedicado à valorização da cultura gaúcha, oferecendo atividades culturais, recreativas e educativas.
- Desenvolver o Parque Automotivo - estabelecer uma área destinada principalmente a competições automotivas, oferecendo infraestrutura para eventos de grande porte, exposições e negócios relacionados ao setor.
- Revitalizar a Estação Férrea para valorizar o espaço como um centro de lazer e entretenimento de desenvolvimento turístico
- Instituir a Lei Municipal de Cultura Viva, além de fortalecer o sistema de cultura e implementação de suas estruturas, visualizando ações, projetos e programas.
Esportes
- Desenvolver programas esportivos voltados para a inclusão de pessoas com deficiência e idosos.
- Estabelecer centros de formação esportiva em bairros periféricos.
- Explorar o potencial turístico de Caxias do Sul por meio da promoção de eventos esportivos de grande porte, como maratonas, competições de ciclismo e torneios regionais.
Desenvolvimento rural e agroindústria
- Implementar o Projeto Horti Serra que ocorrerá de dois em dois anos, intercalado com a Festa da Uva.
- Implantar o Projeto Anti Granizo, que utiliza iodeto de prata, que diminui o tamanho ou até elimina as pedras de gelo antes que elas atinjam as plantações.
Turismo
- Criar regramentos para construções nas Zonas de Interesse Turístico.
- Reorganizar os roteiros turísticos de Caxias do Sul.
Inovação e empreendedorismo
- Oferecer locais equipados para que empreendedores possam trabalhar e colaborar.
- Destacar e promover projetos locais que tenham potencial de crescimento e inovação, atraindo investidores e parceiro por meio do Projeto Vitrine Econômica
- Organizar feiras e exposições no Centro de Capacitação e Comércio — Facilitar a conexão entre produtores rurais e o comércio local.
- Oferecer suporte técnico e financeiro para ajudar empresas a se recuperarem de desastres naturais.
Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento
- Aumentar a capacidade de tratamento de esgoto
- Completar projetos de infraestrutura de saneamento básico em cerca de 75 quilômetros de rede
- Gestão de Resíduos e Sustentabilidade:
- Fortalecer a política de saúde animal instituindo lei e código municipal, além de construir o Centro de Bem-Estar Animal
Espaços verdes e parques
- Desenvolver áreas verdes ao longo de vias e cursos d'água, oferecendo espaços de lazer e melhorando a qualidade ambiental.
- Revitalizar espaços como o Parque do Imigrante e Largo da Estação
Mobilidade urbana e infraestrutura viária
- Atualizar os semáforos da cidade para melhorar o fluxo de trânsito e aumentar a segurança viária.
- Implementar um programa de acessibilidade integrada para idosos, adaptando calçadas, vias públicas, transporte público e prédios públicos.
Infraestrutura do transporte aéreo
- Dar continuidade às obras de construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva.
- Modernização e melhoria de infraestrutura.
- Modernizar o terminal de passageiros do Aeroporto Hugo Cantergiani.
- Ampliar a pista de pouso e decolagem.
Planejamento urbano inteligente
- Promover a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).
- Revisar as áreas públicas como o Aterro São Giácomo.
- Desenvolver um planejamento ordenado para o distrito de Vila Oliva, aprovando o Plano Diretor Setorial de Vila Oliva que potencialize o entorno e regre usos para apropriação de espaços próximos ao equipamento do futuro aeroporto.
- Criar zonas de desenvolvimento comercial e industrial nas proximidades do aeroporto.
Gestão pública eficiente
- Implementar nova versão do "Alô, Caxias".
Valorização dos servidores
- Desenvolver uma instituição dedicada à formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos, promovendo a excelência na administração.
- Governança municipal e gestão por dados
- Instituir comitês internos de governança (CIGs) em cada secretaria.
- Criar um plano de longo prazo que guie o desenvolvimento da cidade.
- Instituir o Plano Diretor de Tecnologias e Cidade Inteligente — Executar projetos inovadores alinhados com os conceitos de transformação digital e sustentabilidade para melhoria da qualidade de vida e governança de dados.
Planejamento e prevenção de riscos
- Desenvolver planos de contingência e fortalecer a Defesa Civil.
- Desenvolver programas de monitoramento de riscos com tecnologias de sensoriamento para observação ambiental.
- Fortalecer a Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e instituir o Plano de Ação Climática em Caxias do Sul.
Resiliência energética e de abastecimento
- Criar estações de tratamento de água.
- Implementar sistemas de contingenciamento energético — Desenvolver soluções para garantir a resiliência do fornecimento de energia, evitando interrupções e promovendo a sustentabilidade.