Apaixonado pelas tradições gaúchas, o vereador eleito Ricardo Daneluz (PDT) quer defender o tradicionalismo a partir de 1º de janeiro de 2017. Praticante de tiro de laço, ele garante que as demandas do movimento terão voz dentro da Câmara. Mas não será somente isso. Subprefeito de Vila Oliva nos últimos quatro anos, Daneluz quer batalhar pelos distritos, especialmente no que diz respeito à agricultura.
– A gente quer trabalhar muito, ver as demandas e correr atrás das coisas, principalmente para o nosso interior, para o homem do campo.
Leia mais
Lideranças políticas e empresariais de Caxias opinam sobre os rumos do país
Definidos os nomes na Saúde, Meio Ambiente e Ipam para o governo de Guerra
Câmara nega direito de decisão à futura legislatura
A experiência na subprefeitura deu a ele uma visão das necessidades de quem mora na zona rural e mostrou também como funciona o serviço público. Daneluz se orgulha das ações desenvolvidas em Vila Oliva e dos projetos encaminhados, como a compra de um terreno para a construção de uma nova subprefeitura. Hoje, a estrutura divide espaço com a unidade básica de saúde e, com a saída da subprefeitura, a UBS poderá ser ampliada.
O mandato do novo vereador, que fez 1.919 na eleição deste ano, também será destinado a outros dois temas aos quais ele tem apreço e considera importantes: esporte e lazer e turismo. Graduado em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Daneluz acredita que Caxias ainda precisa avançar muito no turismo de lazer e cita Bento Gonçalves e Gramado como bons exemplos.
– Eu vejo que não podemos ficar presos a um só setor, o metalmecânico. A gente tem exemplos de várias cidades onde o turismo segura as pontas e acaba sendo uma fonte de renda. É um dinheiro de fora entrando em nossa cidade – destaca o novo vereador, que já foi estagiário da Secretaria de Turismo e trabalhou na Festa da Uva.
Na oposição
Daneluz assumiu a subprefeitura de Vila Oliva muito jovem, aos 23 anos, em janeiro de 2013, a convite do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Os dois se conheceram em rodeios e competiram juntos diversas vezes. A filiação ao PDT veio apenas meses depois, em maio.
– Fui convidado. E tem bandeiras do PDT com as quais me identifico, principalmente a questão da educação.
Hoje, aos 27, prepara-se para encarar o desafio de atuar no Legislativo da segunda maior cidade do Estado. E na condição de vereador de oposição. Mas, nem por isso, votará contra todas as propostas do prefeito eleito Daniel Guerra (PRB). Garante que analisará caso a caso.
Enquanto aguarda a data da posse para dar início, oficialmente, aos trabalhos na Câmara, aproveita a companhia da namorada Vanessa Boeira e dos amigos, joga um futebolzinho e, claro, dedica-se a sua paixão, o tradicionalismo.
– (O tiro de laço) É o meu esporte, é o que eu mais gosto de fazer.
Bandeiras
:: Interior e agricultura
:: Tradicionalismo
:: Turismo
:: Esporte e lazer
Trajetória
:: Subprefeito de Vila Oliva de 2013 a 2016
:: Vereador eleito pelo PDT