O governador José Ivo Sartori (PMDB) avaliou na tarde de ontem o resultado das urnas e a derrota de Edson Néspolo (PDT) em Caxias do Sul. Ele nega que a vitória de Daniel Guerra (PRB) sobre seu candidato tenha sido uma derrota pessoal e de partido. Sartori respondeu as perguntas por meio de sua assessoria de imprensa.
_ Não foi uma derrota pessoal e nem mesmo do projeto. Fiz uma gestão aprovada por quase 90% da população. A gestão do prefeito Alceu é igualmente aprovada. Agora a população decidiu pela renovação. Isso é da democracia.
Questionado sobre a relação entre ele e Guerra, Sartori afirmou que vai estabelecer com um diálogo muito elevado e produtivo.
_ De minha parte, espero manter uma boa relação com todos os prefeitos eleitos _ disse.
Segundo o governador, o resultado das urnas na eleição de domingo mostrou que o eleitor quer respostas mais eficientes e mais rápidas do poder público, mesmo que possam gerar desconforto.
_ Tenho humildade para entender o recado das urnas. Estou consciente de que precisamos acelerar o passo.
Para Sartori, a derrota política é conseqüência da “mais grave crise financeira da história do RS”. Segundo ele, o governo está plantando sementes de mudança, mas os resultados demoram a aparecer.
_ A nossa vitória será entregar um Estado melhor do que recebemos, e estamos trilhando esse caminho.
O governador disse ainda que pretende reunir a base do governo para explicar a situação financeira do Estado. Ele admite que o governo precisa de mais transformações sem explicar quais serão elas.
_ Vamos conversar com todos os nossos partidos e apoiadores. Tudo o que fizemos até aqui ainda não foi possível para tirar o Rio Grande da sua grave situação financeira, até porque a crise econômica do país nos atingiu em cheio. Precisaremos de mais transformações.