Os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul cumpriram uma extensa agenda de campanha no último final de semana antes do segundo turno da eleição. O Pioneiro acompanhou 1h30min do roteiro de cada candidato no sábado ensolarado. Daniel Guerra (PRB) e Edson Néspolo (PDT) circularam pelos bairros e interior do município atrás dos eleitores indecisos e tentando reverter os votos do adversário.
Na manhã de sábado, Guerra e Néspolo se encontraram no debate promovido pela Rádio UAB. Antes, o pedetista fez uma caminhada pela Feira do Agricultor próxima à Maesa, no bairro Exposição.
Após o debate os candidatos seguiram suas agendas. Guerra fez uma rápida caminhada no bairro Universitário e depois se reuniu com apoiadores no Comitê da campanha em São Pelegrino.
A reportagem do Pioneiro acompanhou Guerra em um almoço beneficente promovido pela Associação SOS Vida, no restaurante Padova. O republicano chegou no local pouco depois do meio-dia e permaneceu na frente do restaurante por mais de 20 minutos cumprimentando os convidados do evento.
_ Há um esgotamento com a política tradicional e a população precisa estar na linha de frente _ repetiu o republicano para os eleitores que se aproximavam para conversar.
Guerra almoçou salada de beterraba e cenoura, massa e galeto. Ele estava acompanhado do irmão e vereador eleito, Chico Guerra, da cunhada Patrícia, dos sobrinhos Nicole e Guilherme e de cabos eleitorais.
_ Me servi um prato de gringo _ disse, rindo.
Após o almoço, Guerra conversou com eleitores e apoiadores da campanha no Comitê.
_ Antes de ir para o interior tenho uma rápida reunião com a minha coordenação de campanha _ disse.
Durante à tarde, Guerra cumpriu agenda em Fazenda Souza, Vila Oliva, Criúva e Vila Seca.
Depois do debate, ainda pela manhã, Néspolo cumpriu agenda no Loteamento São Gabriel. O Pioneiro acompanhou o pedetista em dois momentos na tarde de sábado. O primeiro foi com moradores do Loteamento Portinari, que cobraram o calçamento da Rua São Mateus _ uma promessa da administração do então prefeito José Ivo Sartori, segundo os moradores. Eles também reivindicaram o tratamento de esgoto e a regularização fundiária. Acompanhado do vereador reeleito Neri, O Carteiro (Solidariedade), Néspolo ouviu as demandas, mas frisou que não está fazendo promessas para vencer a eleição.
_ Fizemos muito na área central (da cidade), mas no meu governo vamos dar uma centrada nos bairros _ assegurou.
O pedetista também conversou com um grupo de moradores da Rua Porto Belo, no Loteamento Belvedere. As lideranças da comunidade cobraram melhorias para o tratamento de esgoto e o calçamento da via. Segundo os moradores, as vans escolares e que transportam trabalhadores não estão transitando pelas péssimas condições da rua.
_ Vou sair daqui sem prometer nada, mas o Tio Patinhas da prefeitura, o Samae, tem dinheiro e é a alternativa para resolver o problema de vocês _ apontou Néspolo.