Para a falta de vagas na educação infantil, um dos principais problemas do município, o candidato a prefeito Daniel Guerra (PRB) pretende reduzir o déficit de 5 mil vagas na educação infantil com a criação do que chama de escolas verticais e da criação de escolas-creches, que prevê o funcionamento de creches em espaços anexos às escolas municipais de educação fundamental já existentes. Guerra também quer implantar o Programa Escola Segura, utilizando a Guarda Municipal no patrulhamento escolar.
Leia também
Como Néspolo irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
O Pioneiro selecionou quatro propostas para a área da educação retiradas dos planos de governo de Guerra ou mencionadas em programas eleitorais e debates. Confira como ele pretende implementá-las.
Construção de escolas-creches (secretaria, cozinha e refeitório compartilhado)
Como será: O candidato diz que irá construir creches em espaços anexos às escolas municipais de educação fundamental já existentes, mas não especifica quantas serão.
– Todas que o terreno permitir. Temos várias mães com o filho adolescente no ensino fundamental e tem o irmãozinho que está na creche e tem um (único) local para a mãe pegar.
De onde virá o dinheiro: Para viabilizar a construção dos anexos, Guerra diz que irá economizar em licitações.
– Vou dar um exemplo bem prático: um copo de plástico custa um centavo no mercado e o mesmo copo deveria custar menos de um centavo pelo volume da compra e a prefeitura consegue pagar R$ 1,50. As licitações da prefeitura de Caxias do Sul passarão a ter uma pessoa do gabinete do prefeito monitorando, um auditor, alguém que entende de números. A pessoa já está pronta para ser chamada e ela nem imagina que vai ser chamada.
Construir escolas verticais de educação infantil
Como será: Guerra diz que construirá escolas com apenas um andar mas também fará as verticais em áreas onde o terreno permitir. Não especifica quantos andares cada uma terá nem quantas serão feitas em seu mandato. Ele também não diz a origem dos recursos.
– Não há como acabar com o déficit (de vagas) no primeiro, segundo ou terceiro ano. Não estamos em nenhum momento dizendo que vamos zerar (a demanda). Eu só posso te dizer se são cinco, seis, sete ou oito quando eu assumir a prefeitura e ter acesso aos documentos.
Criar o Programa Escolas Segura
Como será: O candidato irá criar um programa com patrulhamento escolar utilizando a Guarda Municipal. Além disso, o programa irá contemplar implantação de videomonitoramento e reparos e manutenção de iluminação e calçamento no entorno da escola.
– Transformando a Guarda Municipal em Polícia Municipal, vai ajudar a implantar esse projeto. A Escola Segura contempla o acesso às escolas, então, iluminação é prioridade, calçamento é prioridade, os terrenos baldios devem estar cercados e limpos. Também fortalecer o tratamento social das crianças com algum desvio com(serviço de) psicologia, acesso à saúde mental e comportamental, a saúde dos professores. Vamos identificar e denunciar pessoas envoltas com a drogadição. A Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) vai ser mantida e fortalecida.
Monitores de escolas
Como será: O candidato garante que as crianças com deficiência nas escolas da rede terão monitores (no início do ano, alunos ficaram sem atendimento devido ao término do contrato com a empresa que prestava o serviço). Ele também discutirá com os conselhos municipais da Pessoa com Deficiência e da Educação, Coordenadoria de Acessibilidade e Secretaria da Educação qual a melhor forma de contratação dos profissionais: terceirização ou concurso público.
– Vamos investir pesado na educação inclusiva. Isso é dignidade e respeito. Nós queremos uma solução com qualidade.