Embora esta semana seja dedicada à campanha da Justiça Eleitoral que incentiva a confecção do título entre jovens com 16 e 17 anos, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul registrava nesta terça-feira baixíssimo movimento de adolescentes.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Entre dezenas de eleitores que perderam o prazo para realizar o recadastramento biométrico e buscavam a regularização do cadastro, estava Gabriel Dambros, 15 anos. No horário das 13h, ele era o único jovem abaixo de 18 anos a providenciar sua inscrição na Justiça Eleitoral.
Acompanhado da mãe, Adriana Dambros, o jovem tirava o título. Como completa 16 anos no próximo 12 de junho, antes das eleições, pode fazer o documento e votar no pleito deste ano.
- Por que fazer o título, mesmo não sendo obrigatório? - pergunta a repórter.
- Acho que é importante a gente já ir se programando, pensando em quem vai votar - responde o garoto, aluno do segundo ano da Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis.
Apesar de não ser muito "ligado" em política, Gabriel acompanha a crise no país e torce para que a situação melhore. E espera que sua primeira participação como eleitor, em 2 de outubro, contribua para uma sociedade melhor:
- Espero que, com o meu voto, a gente consiga mudar as coisas, que eu escolha a pessoa certa. Se cada um votar de forma consciente, vamos melhorar o país.
A segunda edição da Semana do Jovem Eleitor segue até sexta-feira. A campanha busca ampliar a participação política de jovens de 16 e 17 anos, incentivando o alistamento eleitoral, ou seja, o primeiro título. Nesta faixa etária, o voto é facultativo - é obrigatório somente a partir dos 18 anos. É possível tirar o título até o dia 4 de maio.
Desiludido com a política
Já Arthur Janrier Dias Fontoura poderia votar na eleição deste ano, mas decidiu não fazer o título. Não por preguiça ou desinteresse. Pelo contrário. Acompanha o cenário, mas está desiludido. Com apenas 17 anos, diz já ter tido uma decepção política e não encontra mais um partido que o represente. O jovem chegou a fazer campanha para o PSOL em 2014, mas abandonou a militância após identificar contradições na sigla.
Para a eleição de 2018 terá, obrigatoriamente, de votar, já que completa 18 anos em fevereiro do ano que vem. Até lá, o aluno do primeiro ano no ensino médio na Escola Estadual Santa Catarina espera ter em quem acreditar e votar:
- Caso não encontre, a solução é o voto nulo - lamenta ele.
Até o final do mês, o Cartório Eleitoral de Caxias Sul atende a quem fez agendamentos pelo site do TRE. Quem quiser fazer o Título Eleitoral deve procurar a Central de Atendimento ao Eleitor, preferencialmente, a partir de sexta-feira. O prazo para o alistamento termina em 4 de maio.
Eleições
Jovens de Caxias do Sul comentam motivos para fazer ou não título eleitoral
Voto para quem tem 16 e 17 anos não é obrigatório
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project