O governo do Estado vai arcar com o valor da desapropriação de oito áreas onde será construído o futuro aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul. O anúncio foi feito pelo governador Tarso Genro na tarde desta sexta-feira. Ele entregou ao prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho um ofício informando que estão assegurados os recursos necessários para o pagamento das indenizações das áreas a serem desapropriadas. Os valores, que não foram divulgados para preservar a negociação, serão liberados na medida em que as transações sejam acordadas com os proprietários.
Em novembro do ano passado, o Governo do Estado havia assinado um termo de cooperação com o município destinando R$ 15 milhões para as desapropriações da região em Vila Oliva. Acima desse valor, o ressarcimento deveria vir como contrapartida do Município.
O governador também determinou um prazo de 30 dias para que a Procuradoria-Geral do Estado avalie os laudos da área encaminhados pela comissão da prefeitura, composta por servidores da Secretaria do Planejamento, do Samae e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Infraestrutura
Governo do Estado arcará com o valor da desapropriação da área do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul
Inicialmente, município teria que complementar com recursos próprios as indenizações