Até o próximo dia 26, a Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa terá uma parlamentar de apenas 19 anos ocupando uma das suas 11 cadeiras. Vanessa Campana (PDT) substitui o colega de partido Gabriel Canal (PDT), em licença-saúde por 15 dias. Nesse período, a jovem, que herdou da família o gosto pela política, quer propor melhorias para o interior do município e ouvir a população.
Acostumada desde criança a ver a família se envolver em campanhas eleitorais, Vanessa despertou para o assunto aos 14 anos. Nessa época, ela foi aprovada para cursar o ensino médio técnico em viticultura e enologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e passou a morar em Bento Gonçalves. Quando fez o Título Eleitoral, aos 16 anos, já estava decidida a se filiar a um partido político. Optou pela sigla em que a família já militava e passou a atuar na Juventude Socialista do PDT.
Vanessa morou na zona rural com a família até se mudar para Bento. Por acreditar que o interior estava desassistido, Vanessa decidiu lançar sua candidatura com propostas de melhoria para essa área. Na eleição, obteve 279 votos e ficou na terceira suplência da coligação formada por PDT, PSB, PPS, PV e PSDB.
Em 15 dias, ela vai participar de duas sessões ordinárias e uma comemorativa. Na segunda-feira, quando tomou posse, já apresentou três indicações ao Executivo, relacionadas a problemas de esgoto, iluminação pública e coleta de lixo. Vanessa não pretende protocolar nenhum projeto de lei durante a interinidade, mas garante que vai conciliar o trabalho como técnica em enologia em uma vinícola e a faculdade na mesma área com o tempo em que estará disponível para ouvir sugestões e pedidos da população.
Jovens na política
Suplente de apenas 19 anos assume vaga na Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa
Vanessa Campana (PDT) descobriu o gosto pela política na família e quer melhorias para o interior
GZH faz parte do The Trust Project