O vereador Rodrigo Beltrão (PT) deve protocolar nesta sexta-feira, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, um projeto de resolução que pune com a perda de mandato parlamentares pratiquem ofensas físicas ou ameacem colegas de Legislativo no exercício do mandato. A proposta é uma resposta à confusão que aconteceu há exatamente um ano, quando o petista e Pedro Incerti (PDT) se desentenderam no saguão da Câmara por causa do relatório final de uma comissão processante da qual os dois participavam.
À época, Beltrão ingressou com uma ação na Comissão de Ética da Câmara alegando ter sido agredido física e verbalmente. Em dezembro do ano passado, o plenário aprovou o arquivamento da proposta de punição , que previa suspensão por 60 dias das atividades parlamentares de Incerti. Um parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) apontou ilegalidade na pena.
- Como a Câmara foi omissa, tive que tomar as minhas iniciativas. Não vou ficar "chorando as pitangas", mas vou avançar através dessa proposta - defende Beltrão.
Veja a confusão registrada em vídeo:
Veja a confusão registrada pelo vereador Rodrigo Beltrão (PT)