O ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto Pepe Vargas (PT), anuncia que "em princípio" será candidato a deputado federal no ano que vem. Licenciado da Câmara para integrar o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), ele nega que esteja em curso uma mudança ministerial, visando às eleições de 2014 para a reeleição da presidente, apesar dos movimentos que vêm ocorrendo especialmente no PSB diante de uma possível candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao Planalto.
Em entrevista ao Pioneiro, ele fala sobre as relações entre PT, PDT e PMDB em Caxias do Sul, no Estado e no país. E destaca:
- Eu trabalho para que o Alceu (Barbosa Velho, prefeito) apoie a Dilma, para que o Alceu apoie o Tarso. Trabalho para que o (ex-governador Germano) Rigotto e o (ex-prefeito José Ivo) Sartori venham apoiar a Dilma. Não tenho ilusão de achar que Rigotto e Sartori venham apoiar o Tarso, pois acredito que o PMDB venha a ter candidatura. Não tenho problema nenhum de estar em um palanque do lado de Dilma com o Rigotto, com o Sartori e com o Alceu.
Confira alguns trechos da entrevista do ministro.
Pioneiro: Há cogitações de que o senhor não disputaria no ano que vem para deputado federal. Tem algo neste sentido?
Pepe Vargas: Não, isso é especulação. Nós não estamos discutindo candidaturas no momento, exceto as da presidenta Dilma e do governador Tarso Genro. Em princípio, o que o partido discute é que todos os companheiros que são figuras públicas e que desempenham funções públicas coloquem seu nome à disposição. A partir do ano que vem nós vamos definir a tarefa de cada um. Eu, em princípio, sou candidato a deputado federal.
Pioneiro: O senhor é bastante próximo da presidente Dilma...
Pepe: Eu sou ministro da presidenta Dilma, nem poderia ser diferente. Estou lá fazendo o trabalho, a missão que eu tenho. Eu sou do mesmo partido da presidenta, obviamente que tem uma afinidade. Aí vem as especulações dos ministros que são mais queridos e menos queridos, mas isso tudo é no campo especulativo, não tem nada de efetivo nisso. A presidenta exige igual de todos os ministros, independente de ser do PT ou não. Ela é muito exigente, não se conforma com as coisas mais imediatas, ela sempre quer mais, exige mais. Ainda bem que é assim, só faltava a presidenta não ser assim.
Leia na edição impressa desta quinta-feira a entrevista completa com o ministro Pepe Vargas.
Movimentos petistas
Ministro Pepe Vargas, de Caxias do Sul, diz que 'em princípio' concorre a deputado federal
Ele nega que esteja em curso uma mudança ministerial, visando às eleições de 2014, para acomodar partidos no governo de Dilma Rousseff
GZH faz parte do The Trust Project