O novo primeiro-ministro do Canadá será revelado em 9 de março, informou na quinta-feira (9) o Partido Liberal — que governa o país desde 2015. Justin Trudeau, atual premier, renunciou ao cargo na segunda-feira (6), mas seguirá no poder até o anúncio de seu substituto.
Os principais candidatos para primeiro-ministro são o ex-banqueiro central, Mark Carney, e a ex-ministra da Fazenda, Chrystia Freeland, cuja renúncia abrupta no mês passado forçou a saída de Trudeau.
A crise que envolve o mandato de Trudeau começou em dezembro de 2024, quando parlamentares pediram que ele renunciasse ao cargo depois do pedido de demissão de Chrystia.
A ex-ministra afirmou que a renúncia ocorreu por diferenças com Trudeau sobre o enfrentamento às ameaças de Trump de impor tarifas de 25% aos produtos canadenses.
O próximo líder poderá ser o primeiro-ministro com o mandato mais curto da história do país. Os três partidos de oposição prometeram derrubar o governo minoritário dos liberais assim que o Parlamento retomar as atividades, em 24 de março.
Antes de se confirmar, a renúncia de Trudeau já era especulada pelos canadenses. O premier alegou que não poderia lutar "batalhas internas", referindo-se às diferenças com membros do Parlamento e do próprio partido.