Os Cargos em Comissão (CCs) do governo Alceu Barbosa Velho (PDT) chegam atualmente a 301. Destes, 227 estão na administração direta e 74 na indireta - que envolve Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS), Festa Nacional da Uva Empreendimentos e Turismo.
Porém, segundo o chefe de Gabinete, Manoel Marrachinho, os CCs não estão todos preenchidos. Ele não divulgou o número total de CCs que já integram o governo municipal. Conforme levantamento efetuado pelo Pioneiro, esse número chega próximo a 200 na administração direta.
O gasto total com CCs, por mês, na administração direta é de R$ 1,115 milhão. O total da folha de pagamento da administração direta é de R$ 26.790.039,53 (referente a fevereiro de 2013). PDT e PMDB lideram as indicações com, respectivamente, cerca de 70 e 60 cargos. Na sequência, vem o PSB com 14 cargos, seguido do PTB com 10, PP com oito e PSDB com sete. Os demais têm de um a quatro.
O PCdoB, que aderiu à administração após ter ficado em terceiro lugar na disputa com a candidatura a prefeito do deputado federal Assis Melo, foi agraciado com três CCs. O DEM também garantiu seu lugar na administração e tem três Cargos em Comissão no governo Alceu.
Administração municipal
A participação dos partidos com os CCs no governo de Caxias do Sul
São 301 Cargos em Comissão entre a administração direta e a indireta
GZH faz parte do The Trust Project