Elaborar um programa de uso racional do automóvel será uma das primeiras ações de Alceu Barbosa Velho (PDT) no Executivo caxiense. Em palestra na reunião-almoço desta segunda-feira na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o prefeito eleito garantiu a execução de obras viárias prometidas na campanha, mas defendeu uma discussão com a sociedade sobre o excesso de carros diariamente nas ruas. A frota de Caxias é de cerca de 260 mil veículos.
Entre as questões que Alceu pretende discutir está o horário de entrada e saída das empresas, que causa congestionamento em horários de pico.
- Não podemos racionalizar isso? - questionou.
Para Alceu, as campanhas devem estimular o uso do transporte coletivo e da carona entre colegas de trabalho.
_ Não é possível, em uma fila de 50 automóveis parados em uma sinaleira, metade ter ume pessoa só _ observou.
Alceu prometeu dar prosseguimento à construção de estações de transbordo para melhorar o transporte coletivo. De 10 previstas, as duas primeiras estão em execução, o que ele atribui à burocracia dos processos como licitação, desapropriação e indenização.
Também estão nos planos para os próximos quatro anos a construção de viadutos no acesso ao bairro Cruzeiro (BR-116) e na rótula Hercílio Randon (Perimetral Norte com Atílio Andreazza).
Ao abordar o tema Caxias do Futuro ao empresariado, Alceu destacou duas obras que considera vitais para a cidade e que irá defender junto aos governos federal e estadual.
_ Com a Perimetral Leste e o Aeroporto, eu não tenho dúvida, vamos repetir 1910 _ afirmou, referindo-se ao impacto da chegada do trem a Caxias do Sul.
Antídoto à tranqueira
Alceu defende uso racional do carro em Caxias
Prefeito eleito quer discutir com empresários a mudança nos horários das empresas
GZH faz parte do The Trust Project