A comunidade caxiense terá de esperar pelo menos mais quatro meses até que uma nova licitação para a elaboração do projeto executivo do aeroporto de Vila Oliva seja aberta. Publicado no dia 21 de maio, o primeiro edital foi encerrado sem que qualquer empresa se candidatasse. A demora de quatro meses é necessária para que o edital com alterações tramite novamente pela Central de Licitações do Estado (Celic).
- Alteramos e reencaminhamos para dar continuidade ao processo. Foram incluídos alguns estudos que não estavam previstos - declarou o diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Barbosa de Carvalho Netto, sem apresentar detalhes sobre as mudanças.
Conforme Carvalho Netto, as alterações têm o objetivo de atrair interessados em elaborar o projeto a partir do qual será possível vislumbrar como será o futuro aeroporto da Serra. Esse projeto executivo projetará custos para a terraplenagem e o asfaltamento dentro da área de 445,6 hectares em Vila Oliva. Outro edital tramita na Celic para a elaboração do projeto executivo dos terminais de passageiros e de cargas, também com prazo de 120 dias para ser lançado.
- Pode ser que leve mais tempo, porque nos aproximamos do final de ano e as coisas mudam um pouco - salienta Carvalho Netto, dando a entender que os editais não ficarão prontos este ano.
Segundo ele, recentemente foram realizadas licitações em Passo Fundo e Rio Grande, e a mesma empresa que venceu os processos teria acenado com a possibilidade de participar da licitação para o aeroporto de Vila Oliva. Para isso, sugeriu as adequações atualmente em estudo pelo governo. O custo do projeto executivo em Vila Oliva está avaliado em aproximadamente R$ 5 milhões.
A estimativa é de que serão necessários cerca de R$ 200 milhões, sem considerar os preços das desapropriações da área e do acesso rodoviário, hoje de estrada de chão. O custo total chegaria a R$ 500 milhões, conta que o Estado não tem condições de bancar. Em passagem por Caxias na última quinta-feira, o governador Tarso Genro disse que o governo já contratou uma consultoria para elaborar um projeto que indique o melhor modelo de concessão para o novo aeroporto.
- Estamos trabalhando na modelagem, que parte de uma parceria público-privada (PPP), para que possamos buscar a começar o aeroporto em nosso governo, se essa parceria tiver sucesso. Vamos contratar o projeto, sem margem de erro, no primeiro semestre do ano que vem.
Na opinião de Carvalho Netto, a burocracia que impede o aeroporto da Serra de decolar é fruto da falta de investimentos dos últimos governos no DAP. Com apenas uma arquiteta e três engenheiros, o órgão, segundo o diretor, não dispõe de técnicos suficientes para elaborar um projeto da envergadura do aeroporto de Vila Oliva. Por isso, o Estado fica refém de licitações para contratar empresas:
- De alguns governos pra cá, o DAP vem sendo desaparelhado. Não temos técnicos com especialidades em área sanitária, elétrica e de ar-condicionado, como exige um projeto de um aeroporto, por exemplo.
O aeroporto de Vila Oliva é uma reivindicação antiga da Serra. Com a sobrecarga do Aeroporto Hugo Cantergiani, lideranças elegeram o novo aeroporto como bandeira, em função da necessidade de um terminal com mais voos diários e habilitado para o transporte de cargas.
Sem um terminal para transportar a produção, as exportações costumam seguir de caminhão até Campinas, onde são embarcadas para o destino final.
Infraestrutura
Licitação de projeto executivo do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, só deve ser relançada em quatro meses
Primeiro edital foi encerrado sem empresas interessadas
GZH faz parte do The Trust Project