Apagado com tinta cinza, um grafite na Pista de Skate das Castanheiras, no bairro Santa Catarina, recebeu o mesmo tratamento que as pichações feitas no espaço recém-inaugurado. A justificativa da União dos Skatistas Caxienses (USC) é que seria necessário autorização da prefeitura para que a intervenção fosse realizada.
Na semana passada, surgiu a pichação na pista, um mês após ser entregue aos skatista. Os atletas que frequentam o local adquiram as tintas para reparar o estrago dos vândalos. Porém, o grafiteiro Gustavo Gomes queixa-se da parte da pintura que encobriu também um grafite feito por ele. Segundo Gomes, o objetivo foi fortalecer a modalidade de arte e bloquear a presença de pichadores.
Quando a pista foi alvo de pichações, o presidente da USC, Diogo Bianchi, afirmou que a manifestação seria aceita se tivesse sido feita em forma de arte, ao contrário de vandalismo. Porém, Bianchi voltou atrás e justificou a pintura do grafite alegando a necessidade de autorização por parte da prefeitura.
- A pista não é da união, é da prefeitura. Da mesma forma que seria feito no muro de uma casa, tem que falar com o responsável - defende o presidente da USC.
Os skatistas buscam obter da Secretaria Municipal da Cultura tintas para grafitar a pista e coibir o vandalismo. Gomes pagou do próprio bolso o material utilizado no grafite agora encoberto.
A exemplo de pichações
Grafite em pista de skate em Caxias do Sul é encoberto
Apesar de União dos Skatistas Caxienses prometer aceitar manifestações artísticas no local, obra foi apagada
GZH faz parte do The Trust Project