Um dos envolvidos no sequestro de Osmir Rodrigues dos Santos, 67 anos, morador do Vale Aurora, no interior de Bento Gonçalves, foi localizado e preso nesta quarta-feira (13) em Porto Alegre. O homem de 42 anos, que não teve a identidade divulgada, foi apontado pela 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves como um dos mentores do sequestro que aconteceu no fim de agosto.
Conforme o delegado Ederson Bilhan, que liderou as investigações, foi com o homem em questão que a enteada de Santos encomendou o sequestro. Ele não teve participação direta na captura, mas atuou na coordenado a ação. Outros três suspeitos teriam atuado diretamente no sequestro.
Ao ser preso, o líder do grupo permaneceu em silêncio. Segundo o delegado Bilhan, há indícios de que ele teria participação em, ao menos, outros três sequestros ocorridos no Rio Grande do Sul.
Já a enteada da vítima, que seria a responsável por planejar o crime, segue presa preventivamente na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Durante as investigações, a polícia apurou que ela mantinha um relacionamento conturbado com a família. Em outras oportunidades, a mãe e o padrato já haviam registrado boletim de ocorrência contra a mulher por ameaças e agressão.
A clínica de Osório, onde Santos ficou internado contra vontade por duas semanas, também está sendo investigada pela Polícia Civil de Bento Gonçalves. Conforme o delegado, o proprietário do estabelecimento foi indiciado por sequestro e cárcere privado.
Relembre o caso
Osmir Rodrigues dos Santos desapareceu na noite do dia 27 de agosto. Na oportunidade, três homens invadiram a casa dele, localizada em Vale Aurora, interior de Bento Gonçalves.
O trio levou Santos contra vontade para uma clínica de reabilitação em Osório, no Litoral Norte. A ação teria sido planejada pela enteada de Santos, que residia com ele e com a mãe, Sirlei Teresinha Teixeira da Silva, 56 anos.
Santos ficou internado no local por duas semanas. Enquanto isso, Sirlei foi mantida em cárcere privado pela filha, na residência do casal. O caso veio à tona quando Sirlei conseguiu fugir de casa e pedir socorro aos vizinhos. Após as investigações, a polícia de Bento Gonçalves resgatou Silva no Litoral Norte em 8 de setembro.