Um assalto a carro-forte aconteceu no aeroporto de Caxias do Sul na noite desta quarta-feira (19). De acordo com o Batalhão do Choque da Brigada Militar, um grupo teria tentado roubar o veículo de transporte de valores. Houve troca de tiros, e um policial militar e um criminoso morreram no confronto.
O policial Fabiano Oliveira, 2º Sargento da Brigada, 47 anos, foi atingido por um tiro de fuzil no tórax, que atravessou o colete de proteção balística. Em nota, a Brigada Militar informou que ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu.
O grupo criminoso utilizou fardamento falso e duas caminhonetes com adesivos da Polícia Federal (PF). Os veículos foram vistos por moradores nas proximidades do aeroporto por volta das 19h, e logo em seguida teve início o tiroteio.
Os assaltantes tinham como objetivo roubar um veículo de transporte de valores. O dinheiro teria acabado de chegar no aeroporto em uma aeronave. Trabalhadores do carro-forte foram feitos como reféns, mas as vítimas foram liberadas. O grupo criminoso teria fugido pelo acesso ao aeroporto utilizado para translado de cargas em direção a uma área de mata.
O cerco policial e as buscas aos assaltantes são feitos por equipes do Comando de Policiamento de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal e Exército. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) está no aeroporto.
Desde que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi interditado, devido à enchente de maio, o Hugo Cantergiani tornou-se o principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul, recebendo, além de passageiros, cargas, inclusive de dinheiro.
Na noite desta quarta, após o assalto, seguranças isolaram o aeroporto, impedindo entradas e saídas. Por volta de 22h, ao menos 10 pessoas que estavam no local no momento do ataque seguiam aguardando liberação. Não há informação de feridos, além do policial e do suspeito mortos. Uma locadora de veículos que fica em frente ao terminal foi atingida pelos disparos.