A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade de Flores da Cunha está de casa nova. A inauguração da nova sede, na Rua Anúncio Curra, no bairro União, ocorre nesta segunda-feira (22), às 17h. No mesmo espaço, que tem aproximadamente 230 metros quadrados, ficarão dois serviços que antes não existiam no município: a sede da Guarda Municipal e a nova Central de Monitoramento.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Emerson Ubirajara de Souza, a pasta foi criada em 2022 e até então dividia espaço com a estrutura do Meio Ambiente. Porém, além da vontade de ter um espaço próprio, neste ano, com a implantação da Guarda Civil Municipal e a nomeação de 16 servidores, o novo lugar precisou virar prioridade.
— Apesar de Flores da Cunha ser uma cidade tranquila, nós temos uma proximidade grande com Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado. Por essa proximidade, por saber que outros municípios vizinhos estão se organizando com câmeras e mais segurança, a nossa ideia é nos adequarmos. O objetivo é prevenir para não elevar nossos índices criminais — explica Ubirajara.
Inicialmente, a Central de Monitoramento conta com cem câmeras espalhadas por 32 pontos estratégicos. Dessas, algumas são de videomonitoramento, que devem ajudar na identificação de criminosos, e algumas são de cercamento eletrônico, que servem para localizar veículos furtados ou roubados. Tanto os equipamentos quanto o sistema são locados pela prefeitura. Para o futuro, Ubirajara afirma que serão instaladas mais 150 câmeras.
As imagens transmitidas na Central de Monitoramento, que conta com quatro computadores, serão acompanhadas por até três guardas municipais em turnos diferentes. Em casos de necessidade avaliados pelos servidores, a Brigada Militar, Polícia Civil e outras forças de segurança de Flores terão acesso ao conteúdo gravado.
— As câmeras estavam em fase de teste ainda e flagraram um furto no centro de Flores, um homem que furtou as lâmpadas do Campanário. Com isso, a gente passou as imagens para a delgada Suelen Panizzon, e então ele foi identificado e preso — revela o secretário.
A Guarda Municipal, que já estava ocupando o novo prédio mesmo sem a inauguração, trabalha na prevenção de crimes patrimoniais vigiando os prédios públicos, faz palestras educativas em escolas e a segurança dos ambientes escolares. Em Flores da Cunha, a Guarda também trabalha na orientação dos motoristas no trânsito. Ubirajara acredita que os 16 servidores nomeados atendem à demanda, e projetos de ampliação deverão ser pensados mais à frente.