Em busca de respostas depois de mais de um mês do desaparecimento de Hellen Natália de Freitas Lopes, amigos e familiares se reuniram em um protesto em frente à Delegacia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves e seguiram em caminhada até as proximidades do shopping Bento, na tarde deste sábado (13).
Na manifestação, gritos de "Queremos justiça" e "Cadê a Naty?" eram entoados pelos familiares, que pedem por notícias e um desfecho para o desaparecimento da jovem de 24 anos. Durante o ato, familiares disseram que a família vive a angústia há mais de um mês à espera de notícias de Hellen Natália.
O pai, Paulo Lopes, contou à reportagem que Natália nunca saía sem avisar onde estava. No dia do desaparecimento, enviou fotos ao pai de um passeio feito durante a tarde com a melhor amiga e o namorado, que está preso preventivamente.
— Mandava foto todos os dias, boa noite e onde estava. Ela foi para Caravaggio no mesmo dia que sumiu. Às dez da noite, mandou uma mensagem para mim e depois dali mais nada — contou Lopes.
A madrasta de Natália, Juremi Nuniz, descreve a jovem como alegre, sorridente e feliz.
— Para ela não tinha nada de ruim, sempre estava de boa. Sempre tratou todos bem. Não tinha o que dizer dela. Então a gente fica agoniado. É uma coisa sem explicação — define.
Para o pai, Natália sempre enviava fotos com o namorado em momentos felizes e nunca mencionou problemas entre os dois. Por isso, Lopes afirma que não sabia de nada negativo em relação ao casal, como o histórico de agressões registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Bento Gonçalves:
— Ela sempre mandou coisa boa, né? Nunca disse coisa de mal. Sempre estava junto com ele e saía. Parecia tudo bem. Só que, em maio, tinha o registro de ocorrência da Maria da Penha e eu não sabia. Fui descobrir depois, quando a amiga dela contou.
Agora, a família busca por justiça e respostas. A madrasta da jovem estranha que ninguém tenha visto nenhuma ação suspeita ou pista sobre o que possa ter acontecido e o paradeiro de Natália.
— É estranho isso, ela tem tanta amizade em Bento, todo mundo conhece ela e ninguém viu, ninguém fala uma pista que ajude a achar ela, pelo menos. A gente está em pedaços. Ninguém fala nada, se alguém sabe, não fala. A Natália é uma pessoa boa, desde pequenininha. Daqui de Bento, todo mundo conhece ela, é incrível que ninguém saiba de alguma coisa — desabafa Juremi.
O que se sabe até agora
Moradora de Bento Gonçalves, Nati, como é chamada pelos familiares e amigos, trocou mensagens com o pai pela última vez por volta das 23h de 9 de dezembro de 2023. Sua última aparição foi em um posto de combustíveis com o namorado e uma amiga, no mesmo dia.
De acordo com informações divulgadas pela Deam, o namorado é o principal suspeito do desaparecimento da jovem. O homem, que não teve o nome divulgado pela polícia, está preso temporariamente desde 19 de dezembro por suspeita de envolvimento no caso.
Em análise do Instituto Geral de Perícias (IGP) na moradia e em veículos do suspeito, os peritos encontraram sinais de possível material orgânico nos objetos submetidos à análise. A coleta foi encaminhada para análise de DNA, que deve confirmar se o material pertence, ou não, a Hellen Natália. A Polícia Civil solicitou auxílio do corpo de bombeiros para buscas ao corpo.
De acordo com o delegado Rodrigo Kegler Duarte, que responde pela Delegacia de Polícia Regional durante as férias do titular, delegado Augusto Cavalheiro Neto, a Polícia Civil ainda aguarda pelo resultado da perícia genética. Kegler afirma que não há como prever quando o resultado deve sair. Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Anderson Spier, foram apreendidos veículos, celulares e outros objetos do namorado da vítima.